SINÔNIMOS
GARDENAL, GRATUSMINAL, MALIASIN, PROVAGO, VAGALUM, GAMIBETAL
TIPOS DE AMOSTRA
Soro
TUBO(S) DE COLETA
Soro: Tubo seco (vermelho)
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO
Exame realizado no laboratório de apoio
VOLUME MÍNIMO
1,05 mL.
MÉTODO
QUIMIOLUMINESCÊNCIA
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: não obrigatório.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame. Recomenda-se que a coleta e envio da amostra sejam realizados em tubos secos sem gel separador.
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
ESTABILIDADE
Soro : 2 a 8ºC por 8 dias.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
INTERPRETAÇÃO
O Fenobarbital é utilizado principalmente no tratamento de todos os tipos de convulsões, exceto ausências epiléticas, em conjunto com outras drogas. Esta droga reduz a transmissão sináptica e, consequentemente, reduz a excitabilidade de toda a célula nervosa, embora o uso prolongado possa criar resistência. O Fenobarbital é absorvido devagar, mais eficazmente após administração por via oral. Atinge o nível de concentração de pico entre 4 a 10 horas após administração. Os efeitos comuns mais nocivos dessa terapia é a sedação. O Fenobarbital é entre 40 a 60% ligado à proteína plasmática. Isto contribui para a eliminação de outras drogas, estimulando o metabolismo através da indução de enzimas metabolizantes de medicamentos e⁄ou inibindo o metabolismo através de competição de uma quantidade limitada de enzimas. O monitoramento das concentrações séricas de fenobarbital mostrou-se capaz de melhorar o tratamento do paciente por fornecer aos médicos uma ferramenta de ajuste de dosagem. Além disso, devido ao estreito índice terapêutico e à grande variabilidade interindividual no metabolismo e clearance do fenobarbital, a determinação dos níveis sanguíneos de fenobarbital de pacientes em tratamento é essencial.