Laboratório Citocenter

Exames

FENILALANINA NEONATAL

MATERIAL
SANGUE CAPILAR
 
MEIO(S) DE COLETA
Papel filtro
 
*Preencher totalmente 2 círculos contidos no cartão.
 
VOLUME MÍNIMO
* Ver meio de coleta
 
MÉTODO
ENZIMÁTICO COLORIMÉTRICO
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Dieta: Coletar preferencialmente após 48 horas da primeira mamada.
Medicação: Uso de corticoides pela mãe e pelo bebê devem ser sinalizados no cartão de coleta.
Dados: Obrigatório o preenchimento da idade gestacional, peso e transfusão sanguínea no cartão de coleta.
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
Coleta
Realizar a antissepsia do calcanhar do bebê com algodão umedecido em álcool 70%, massagear bem para ativar a vasodilatação. Quando o calcanhar estiver avermelhado, esperar o álcool secar e puncionar, com uma lanceta de ponta fina, o local escolhido. É importante esperar o álcool secar e não deixar que o cartão de coleta entre em contato com o calcanhar molhado.
Encostar o verso do primeiro círculo do papel-filtro na gota de sangue formada. Deixar o sangue fluir naturalmente. Fazer, lentamente, movimentos circulares com o papel, impedindo que o sangue coagule no calcanhar, ou no papel, durante a coleta. Permitir que o sangue flua e preencha completamente a superfície do círculo. Não se deve incluir múltiplas gotas no mesmo círculo.
A coleta jamais deverá ser feita na frente e no verso do papel para preencher o círculo. É necessário que o sangue atravesse o papel filtro, preenchendo totalmente todos os círculos solicitados de forma homogênea dos dois lados do cartão, para que a quantidade de amostra seja suficiente, repetindo o procedimento anterior em um círculo de cada vez. O preenchimento deve ser sequencial, nunca retornar ao círculo anterior. O tempo de secagem varia conforme as características climáticas de cada dia e cada região. Recomenda-se um período inicial de três horas. O sangue, depois de seco, deve estar homogêneo e apresentar uma coloração amarronzada.
Para maiores informações vide links de Instruções de Coleta e Vídeo Teste do Pezinho.
 
O teste do pezinho detecta certas doenças em estágio inicial, por isso o período ideal para a coleta é preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida, podendo ser realizada até 30 dias de vida. Após a coleta, as amostras devem ser encaminhadas o mais rápido possível ao laboratório. Uma vez que a conservação e a agilidade no transporte da amostra são essenciais

Sinonímia

FENILALANINA NEONATAL ; FENILALANINA NEONATAL SG CAPILAR ; FENILNEO ; PKU NEONATAL

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

8 Dias

Matarial

Sangue em papel filtro Quantidade: 3 ml