PALAVRAS CHAVE
-FATOR VON WILLEBRAND
ATENDIMENTO
-Em todas as unidades.
CONDIÇÃO
-Plasma Citrato
VOLUME RECOMENDÁVEL
-Colher 5,0ml de sangue em tubo a vácuo com anticoagulante citrato, rolha (azu). Homogeinizar por inversão suave do tubo durante 30 segundos.
COLETA
-A coleta deverá ser realizada com o mínimo de trauma possível, preferencialmente, não utilizar garrote. A amostra deverá ser imediatamente transferida para o tubo de citrato, respeitando a marcação do mesmo, para que a quantidade de sangue e anticoagulante sejam proporcionais ao volume coletado. Inverter os tubos de 8 a 10 vezes, para homogeneização da amostra. Centrifugar imediatamente o tubo após homogeneização, por 15 minutos a 3000 RPM. Em seguida separar o plasma cuidadosamente em tubo de transporte. Repetir o processo de centrifugação e transferir novamente o sobrenadante para um tubo de transporte. Esse procedimento deve ser realizado para a obtenção de um plasma pobre em plaquetas. As plaquetas interferem no resultado do exame, pois podem aumentar o tempo de coagulação. Após esse procedimento, congelar imediatamente o plasma, e enviar dessa forma para o DB. É muito importante que o material chegue congelado ao DB e não sofra descongelamentos, pois dessa forma, ocorrerá interferência nos fatores e proteínas do processo de coagulação.
TEMPO DE JEJUM
-Jejum não obrigatório. Não realizar exercícios físicos tres horas antes da coleta.
COMENTÁRIOS PRODUÇÃO
-Doença de Von Willembrand é uma doença hemorrágica hereditária causada pela diminuição ou disfunção de uma proteína chamada de fator de Von Willembrand. Atinde 2% de toda a população mundial atingindo igualmente ambos os sexos. Os sintomas da doença vão desde sangramentos de leve a moderado que variam com a intensidade da doença. Hematomas, sangramentos menstruais prolongados, sangramentos nasais, sangramentos excessivos após pequenos cortes, sangramentos após extração dentária ou outra cirurgia. Gengivorragia, equimoses facéis.