SINÔNIMO
TNF-Alfa,FATOR DE NECROSE TUMORAL,FNT,FNECROSE
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
SORO
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo Gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: Não
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
0,5 mL.
MÉTODO:
QUIMIOLUMINESCÊNCIA
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
TRIAGEM:
Transportar congelado.
ESTABILIDADE:
Até 6 meses congelado a -20ºC.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Hemólise acentuada.
Lipemia acentuada.
Contaminação microbiana
INTERPRETAÇÃO:
As funções biológicas do TNF alfa são a proliferação e a diferenciação celular, tumorigénese, morte celular apoptótica ou necrótica (incluindo certas linhas de células tumorais), atividades imunorreguladoras, metabolismo lipídico, coagulação e função endotelial. Causa a inflamação e estimula a resposta de fase aguda. A desregulação pode estar relacionada a alguns tipos de câncer, lúpus eritematoso sistêmico (LES), psoríase, doenças pulmonares como fibrose cística e asma, doenças do colágeno como artrite reumatoide, rejeição de transplantes, arteriosclerose, resistência à insulina, obesidade e doenças degenerativas.