SINÔNIMOS:
FATOR ANTI-X ATIVADO
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
PLASMA CITRATADO
TUBO(S) DE COLETA
Tubo com citrato (azul)
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO
2,0 mL.
MÉTODO:
SUBSTRATO CROMOGÊNICO
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Jejum: não obrigatório.Tempo de Coleta -Realizar a coleta entre 4 à 6 horas após a administração de heparina.
Para garantir a diluição adequada, preencher o tubo até a marca indicada pelo fabricante. Não preencher corretamente o tubo pode invalidar o exame.
Enviar amostra única para a realização deste exame
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Realizar coleta utilizando o tubo com o anticoagulante correspondente ao exame, homogeneizar, centrifugar a amostra, separar o plasma em tubo transporte de material e acondicionar conforme estabelecido para o exame.
TRANSPORTE
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
TRIAGEM:
Transportar congelado.
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por 4 horas em temperatura ambiente, 4 horas refrigerada de 2°C a 8°C ou por até 15 dias congelada.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia e amostras com hemólise grau I.
INTERPRETAÇÃO:
A determinação do fator anti-X ativado (anti -Xa) objetiva monitorar a terapêutica com heparina de baixo peso molecular ou fracionadas. Este teste pode dar informações úteis sobre a farmacocinética das heparinas de baixo peso molecular, quando utilizadas no tratamento da trombose em pacientes com insuficiência renal, obesos, gestantes, crianças e recém-nascidos. Pode também ter valor em pacientes tratados que apresentam manifestações hemorrágicas.
A heparina acelera consideravelmente a inativação do fator de coagulação Xa e da trombina através da antitrombina III. Por essa razão, os preparados de heparina não fracionados e de peso molecular baixo são amplamente utilizados como anticoagulante. Devido às múltiplas influências, o efeito da heparina oscila de paciente para paciente, apesar da mesma dosagem, sendo possível monitorizar a terapia com os preparados de heparina de baixo peso molecular e os preparados não fracionados.