Laboratório Citocenter

Exames

FAN HEP-2 IFI

Material
Sangue [S]
 
Palavras Chave
FAN
Anticorpos anti nucleares, Anticorpos anti-nucleares
Hepatite auto imune
Anticorpo anti nucleo
ANA
hep-2
FAN Padrao e Titulo
 
Jejum
Não necessário.
 
Condições
Soro.
 

Volume Mínimo
0,3 ml
 
Volume Recomendável
0,6 ml
 
Critérios de Rejeição
Contaminação microbiana.
Hemólise excessiva.
Lipemia excessiva.
Amostra inativada pelo calor.
 
Comentários
Autoanticorpos são importantes marcadores diagnósticos das doenças reumáticas sistêmicas autoimunes. A sigla FAN (fator antinúcleo) é utilizada para designar o exame Pesquisa de Anticorpos Anticélula, um teste de triagem para a detecção de autoanticorpos contra antígenos celulares.
A Imunofluorescência Indireta em células HEp-2 (IFI HEp-2) é a metodologia de escolha para a realização do FAN. A IFI-HEp-2 apresenta alta sensibilidade, mas baixa especificidade, razão pela qual um resultado isolado de FAN reagente possui baixo valor preditivo positivo diagnóstico.
Por essa metodologia, a frequência de FAN positivo é de 95 a 100% no lúpus eritematoso sistêmico, 100% na doença mista do tecido conjuntivo, 40 a 70% na síndrome de Sjogren, 60 a 80% na esclerose sistêmica, e 30 a 80% na polimiosite ou dermatomiosite. FAN reagente pode ser observado em até 13,0% de indivíduos saudáveis, como fenômeno transitório associado à doenças infecciosas, neoplásicas ou uso de medicamentos, e no contexto de outras doenças autoimunes, com tireoidite, hepatite e colangite biliar primária.
Portanto, um resultado reagente de FAN é relevante do ponto de vista diagnóstico primordialmente quando acompanhado de elementos clínicos e laboratoriais indicativos de doença reumática autoimune sistêmica.
Quando o resultado do FAN é reagente, a pesquisa de autoanticorpos específicos, como anti-DNA, anti-SSA⁄Ro, anti-SSB⁄La, anti-Sm, anti-RNP, anti-Scl-70 e anti-Jo-1, deve ser solicitada. A solicitação do autoanticorpo específico é orientada pelo padrão de fluorescência de FAN e a hipótese diagnóstica mais provável.
Por exemplo, anticorpos anti-Sm deve ser solicitado quando há clínica de lúpus e FAN reagente padrão nuclear pontilhado grosso.
Quando o resultado do FAN é não reagente, a pesquisa de autoanticorpos específicos, cujos resultados provavelmente também serão não reagentes, não se justifica. As exceções a essa regra se resumem aos anticorpos anti-SSA⁄Ro, anti-Jo-1 e anti-proteína ribossomal P, que podem ser detectados mesmo que o resultado da IFI HEp-2 seja não reagente.
Assim, estes autoanticorpos específicos devem ser pesquisados quando a suspeita de doença reumática autoimune é forte e o resultado do FAN é não reagente.

Sinonímia

ANTICORPOS ANTI-NUCLEO ; FAN HEP 2 ; FAN HEP-2 IFI ; FANHEP2 ; HEP 2

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

5 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml