Laboratório Citocenter

Exames

EQUINOCOCOS ANTICORPOS

Material
Sangue
 
Palavras Chave
Echinococcus granulosis
Hidatidose
Cisto hidático
 
Jejum
Jejum não obrigatório.
 
Condições
Soro.
 
Volume Mínimo
1,0 ml
 
Volume Recomendável
1,5 ml
 
Critérios de Rejeição
Amostra lipêmica.
 
Comentários
A equinococose humana (hidatidose ou doença hidática) é causada pelos estágios larvais de cestóides (tênias) do gênero Echinococcus. Echinococcus granulosus (sensu lato) causa a equinococose cística e é a forma mais frequentemente encontrada.
Ocorre praticamente em todo o mundo, e com mais frequência em áreas rurais de pastagem onde os cães ingerem órgãos de animais infectados. O ser humano é um hospedeiro intermediário aberrante e a infecção ocorre com a ingestão dos ovos que penetram na mucosa intestinal e se disseminam por via hematogênica. As infecções geralmente permanecem assintomáticas por anos antes que os cistos cresçam o suficiente para causar sintomas. Os sinais e sintomas variam de acordo com o local do cisto.
Como fígado e pulmão são os órgãos mais afetados, os sintomas mais comuns são dor abdominal e obstrução biliar e dor torácica, hemoptise e tosse, respectivamente.
Outros órgãos como baço, rins, coração, ossos e sistema nervoso central, incluindo o cérebro e olhos, também podem conter cistos.
A ruptura dos cistos pode produzir uma reação do hospedeiro manifestando-se como febre, urticária, eosinofilia e choque potencialmente anafilático, além de levar à disseminação do cisto.
Os testes de imunodiagnóstico podem ser muito úteis no diagnóstico da doença equinocócica, particularmente em conjunto com os exames de imagem. Reações falso-positivas podem ocorrer em pessoas com outras infecções por helmintos (ex: teníase, esquistossomose e estrongiloidíase). Os resultados negativos dos testes não excluem a equinococose porque, dependendo da localização dos cistos, alguns portadores não produzem anticorpos suficientes para serem detectáveis.

Sinonímia

EQUINOCOCOS ANTICORPOS ; EQUINOCOCOS SOROLOGIA ; EQUINOCOCOSE ANTICORPOS ; HIDATIDOSE ; HIDATIDOSE ANTICORPOS

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

13 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml