Laboratório Citocenter

Exames

EPSTEIN BARR QUANTITATIVO PCR

MATERIAL
Sangue EDTA
 
MEIO(S) DE COLETA
Sangue total: Tubo com EDTA (rolha roxa) – 2 mL
 
VOLUME MÍNIMO
2 mL
 
MÉTODO
PCR EM TEMPO REAL
 
Instruções
 
SANGUE TOTAL
INSTRUÇÕES DE COLETA
Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados, homogeneizar e acondicionar corretamente
 
INSTRUÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
 
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
 
INTERPRETAÇÃO
O Vírus Epstein-Barr (EBV) é um y-herpesvírus, com genoma de DNA de dupla fita presente em mais de 90% da população do mundo, provocando na maioria dos indivíduos uma infecção assintomática ao longo da vida. Embora a maioria das infecções primárias por EBV sejam assintomáticas, o vírus é o principal fator predisponente para o desenvolvimento de ampla gama de alterações linfoproliferativas de células B (linfoma de Burkitt, carcinoma nasofaríngeo, e linfoma Hodgkin e não-Hodgkin), principalmente em indivíduos imunocomprometidos (como receptores de transplante e pacientes portadores de HIV). A detecção precoce do EBV é crucial para o manejo eficaz de pacientes sob terapia imunossupressora após transplantes e em situações de doença imunoproliferativa.
A quantificação da carga viral de EBV em leucócitos de sangue periférico é usada em pacientes de alto risco e para monitorar a resposta à terapia no grupo de pacientes anteriormente descrito.
A técnica PCR é um dos métodos mais sensível e específico para a detecção desse agente infeccioso e está indicada em casos suspeitos de síndrome de fadiga crônica e após transplantes. 

Sinonímia

EQPCR ; EPSTEIN BARR QUANTITATIVO PCR

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

6 Dias

Matarial

Sangue EDTA Quantidade: 1 ml