Laboratório Citocenter

Exames

ENOLASE NEURONAL ESPECIFICA

MATERIAL
SORO
 

MEIO(S) DE COLETA
Gel separador
 
VOLUME MÍNIMO
1mL
 
MÉTODO
ENZIMAIMUNOENSAIO
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
Medicação: As amostras não devem ser colhidas em pacientes em uso de biotina. Recomenda-se a suspensão do uso por, no mínimo, 48 horas antes da coleta da amostra.
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
 
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise.
 
INTERPRETAÇÃO
A enolase neurônio-específica (NSE) é uma enzima glicolítica encontrada principalmente nos neurônios e nas células neuroendócrinas. Comumente utilizada como marcador histoquímico das células pulmonares que apresentam diferenciação neuroendócrina. Concentrações elevadas de NSE são detectadas em pacientes com carcinoma medular de tireóide, tumores de células da ilhota pancreática, feocromocitoma, neuroblastoma e carcinoma de pequenas células de pulmão. A dosagem desta enzima é um método auxiliar para o estadiamento e para a monitoração terapêutica. Além disso, é um importante indicador para se prever possíveis recidivas da doença nos pacientes com carcinoma de pequenas células submetidos a tratamento. 

Sinonímia

ENOLASE NEURONAL ESPECIFICA ; NSE ; ENOLA

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

18 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml