SINÔNIMO:
NSE, PHOSPHOPYRUUATE HIDRATASE, NEURÔNIO ENOLASE
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
SORO
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: Não
MEIO(S) DE COLETA
TUBO DESMINERALIZADO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
1mL
MÉTODO:
QUIMIOLUMINESCÊNCIA
INSTRUÇÕES DE PREPARO:.
Medicação: As amostras não devem ser colhidas em pacientes em uso de biotina. Recomenda-se a suspensão do uso por, no mínimo, 48 horas antes da coleta da amostra.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Tubo trace desmineralizado
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
TRIAGEM:
Transportar congelado.
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 30 dias congelada.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia e amostras com hemólise grau I.
INTERPRETAÇÃO:
A enolase neurônio-específica (NSE) é uma enzima glicolítica encontrada principalmente nos neurônios e nas células neuroendócrinas. Comumente utilizada como marcador histoquímico das células pulmonares que apresentam diferenciação neuroendócrina. Concentrações elevadas de NSE são detectadas em pacientes com carcinoma medular de tireóide, tumores de células da ilhota pancreática, feocromocitoma, neuroblastoma e carcinoma de pequenas células de pulmão. A dosagem desta enzima é um método auxiliar para o estadiamento e para a monitoração terapêutica. Além disso, é um importante indicador para se prever possíveis recidivas da doença nos pacientes com carcinoma de pequenas células submetidos a tratamento.