Laboratório Citocenter

Exames

EAS ELEMENTOS ANORMAIS E SEDIMENTOSCOPIA

PALAVRA CHAVE
-EAS
 
CONDIÇÃO         
-Urina jato médio.
 
VOLUME RECOMENDÁVEL
-Colher 10ml de urina.
-Fazer higiene da genitália com água e sabão. Desprezar o 1º jato de urina e colher jato médio da 1ª urina da manhã e⁄ou urina com no mínimo 2 horas de retenção urinária. Prazo para entrega ao laboratorio é de 2 horas após a coleta,sem refrigeração, e 4 horas com refrigeração. Paciente menstruada,o ideal é coletar o exame fora do período menstrual (aguardar 3 dias após o termino do ciclo menstrual ).Mas,se for urgente,a urina pode ser colhida adotando 2 cuidados: assepsia no momento da coleta do material para exame e o uso de tampão vaginal ( tipo OB,Tampax ),para o sangue nao se misturar a urina.
 
TEMPO DE JEJUM
-Jejum não obrigatório.Se a paciente fez uso de pomada,creme vaginal,ovulos, suspender a medicação por 48 horas.Depois desse tempo retornar ao laboratorio para entrega do material.
 
COMENTÁRIOS
-O exame de urina é uma avaliação qualitativa de alguns constituintes químicos do sedimento urinário. É um exame complementar a um diagnóstico, indolor e muito importante para avaliar a função dos rins. A coleta da urina é indolor e deve ser na hora. Para a coleta de urina na mulher, é recomendado a limpeza cuidadosa da genitália externa. Tanto em homens quanto em mulheres, o jato inicial de urina deve ser desprezado, coletando-se o jato intermediário. A amostra de urina deve ser avaliada em no máximo 2 horas. O EAS é o exame de urina mais simples

Sinonímia

EAS ; EAS ELEMENTOS ANORMAIS E SEDIMENTOSCOPIA

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

1 Dias

Matarial

Urina jato médio Quantidade: 12 ml