Material
Diversos
Palavras Chave
Calymmatobacterium granulomatis
Klebsiella granulomatis
Corpusculos de Donovan
Donovania inguinal
Instruções
É aconselhável que se aguarde 07 dias após a utilização de antimicrobianos para a realização do exame ou conforme orientação do médico.
Informar se o cliente está ou esteve recentemente em uso de antimicrobianos.
Jejum
Não é necessário.
Condições
Esfregaço da lesão
Biópsia de borda da lesão
Coleta Apoio
– Raspar profundamente a borda da lesão, preferencialmente em áreas de granulação ativa, evitando locais em que possa haver infecção secundária.
– Confeccionar esfregaços em lâminas novas, limpas e desengorduradas.
– Após a coleta, as lâminas devem ser fixadas em calor brando ou com 1 gota de metanol. Após secar, encaminhar em porta-lâminas.
Volume Mínimo
01 lâmina.
Volume Recomendável
02 lâminas.
Conservação Apoio
– Lâminas: enviar esfregaço fixado em temperatura ambiente, em frascos próprios, em até 3 dias.
– Para a fixação usar calor brando ou colocar 1 gota de metanol sobre o esfregaço. Em caso de uso de metanol, aguardar a lâmina secar naturalmente antes de acondicionar no frasco próprio.
Critérios de Rejeição
Materiais que não estejam identificados como lesão.
Comentários
A Donovanose ou granuloma venéreo é uma doença causada pelo Calymatobacterium granulomatis que cursa com lesões granulomatosas genitais.
O C. granulomatis é um Gram-negativo que se cora com maior intensidade no centro, sendo encontrado em maior quantidade dentro do macrófago, sob a forma de pequenos corpos ovais denominados de corpúsculos de Donovan.
Sua pesquisa é útil no diagnóstico diferencial de outras lesões anogenitais: condiloma acuminado, cancro mole, sífilis e carcinoma espinocelular.