Laboratório Citocenter

Exames

DISFIBRINOGENEMIA

SINÔNIMO:
Fibrinogenio funcional, pesquisa, Disfibrinogenemia, pesquisa, Disfibrinogenemia, Fibrinogênio Imunológico
 

ATENDIMENTO:
Informar medicamentos dos últimos 14 dias.
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
 
TIPOS DE AMOSTRA:
Plasma (Citrato).
 
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo CITRATO
 
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: Não
 
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
 
VOLUME MÍNIMO:
4,0 mL. (2 tubos de transporte com no mínimo 2,0 mL em cada).
 
MÉTODO:
IMUNOLÓGICO (NEFELOMETRIA) E FUNCIONAL (MÉTODO DE CLAUSS)
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
 

INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Para a realização desse exame é necessário o envio de dois tubos, da mesma coleta, com no mínimo, 2,0 mL de plasma em cada tubo.
Anotar medicamentos dos últimos 14 dias.
Realizar coleta no tubo de citrato observando adequação dos seguintes pontos: vácuo, proporção anticoagulante⁄sangue, não realizar garroteamento prolongado, evitar coleta traumática e homogeneização por inversão delicadamente.
O tubo de citrato para a realização do exame deverá ser o primeiro na ordem de coleta (quando não houver hemocultura).
Imediatamente após a coleta deve-se centrifugar o tubo primário (citrato) a 3000 RPM – 15 minutos ou 3500 RPM 10 minutos.
Após a centrifugação do tubo de citrato, deve-se pipetar delicadamente o plasma sobrenadante sem ressuspender o pellet de células.
Transferir o plasma sobrenadante pipetado para um tubo de ensaio limpo de plástico. Atenção, não pode ser utilizado tubo de vidro para a preparação desse material.
Imediatamente após a transferência do plasma, deve-se centrifugar novamente o material já no tubo secundário (plástico) a 3000 RPM 15 minutos ou 3500 RPM 10 minutos.
Após a centrifugação secundária, deve-se novamente pipetar delicadamente o plasma sobrenadante sem ressuspender o pellet de células e transferir o mesmo para um tubo de transporte.
O plasma pobre em plaquetas (PPP) transferido para o tubo de transporte deve ser congelado rapidamente utilizando as seguintes opções: freezer -20 ºC, -70 ºC ou nitrogênio líquido.
A amostra deve ser transportada, acondicionada com gelo seco até sua cobertura em caixa de isopor. me
 
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
 
TRIAGEM:
Transportar congelado.
 
ESTABILIDADE:
Até 14 dias congelado.
 
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras descongeladas.
                   
INTERPRETAÇÃO:
A disfibrinogenemia é uma doença rara, caracterizada pela presença de fibrinogênio funcionalmente alterado e em concentração normal ou aumentada, de acordo com métodos imunológicos.
 
Essa alteração é determinada por uma mutação em um dos genes que codificam as cadeias do fibrinogênio (genes das cadeias alfa, beta ou gama), a qual, portanto, ocasiona a produção de molécula de fibrinogênio mutante e funcionalmente anormal.
 
A maioria dos indivíduos com disfibrinogenemia não apresenta manifestações clínicas. No entanto, uma parcela dessas pessoas pode ter manifestações hemorrágicas ou mesmo trombóticas, causadas por mecanismos ainda pouco esclarecidos.
 
A pesquisa laboratorial de disfibrinogenemia é feita por meio da quantificação de fibrinogênio por dois métodos: funcional e imunológico. Em indivíduos normais, há equivalência entre essas duas dosagens. Nos estudos de validação , controles normais tiveram a relação entre fibrinogênio imunológico e fibrinogênio funcional de 0,82 a 1,26. Já nos portadores de disfibrinogenemia, foi encontrada uma relação muito superior a 1,26.
 
Raros casos podem apresentar valores abaixo de 0,82, indicando molécula com aumento da atividade funcional. Este teste, portanto, está indicado para a investigação laboratorial de manifestações hemorrágicas ou trombóticas, especialmente quando as causas mais comuns para essas duas entidades tiverem sido afastadas.
 

Sinonímia

DISFIB ; DISFIBRINOGENEMIA

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

19 Dias

Material

Plasma citratado Quantidade: 5 ml