Laboratório Citocenter

Exames

CULTURA AUTOMATIZADA DIVERSOS

PALAVRAS CHAVE
-Cultura diversos                                              
 
ATENDIMENTO
-Em todas as unidades. Sem restrições.      COLETA REALIZADA APENAS NO FRASCO DO LABORATÓRIO
 
CONDIÇÃO
-Líquidos biológicos e secreções diversas.
 
VOLUME RECOMENDÁVEL
-Não aplicável. Material biológico coletado pelo médico assistente, ou por profissionais habilitados.
 
TEMPO DE JEJUM
-Não aplicável
 
INSTRUÇÕES PARA COLETA
Urina: Informar ao paciente que para realizar esta coleta é necessário higienização do local, desprezar o primeiro jato e começar a colher apartir do segundo, sendo que a coleta tem que ser realizada na primeira urina da manhã em coletor limpo e estéril fornecido pelo laboratório.
 
-Coletas uretrais:Vir para a coleta preferencialmente pela manhã sem urinar, ou estar sem urinar há pelo menos 4 horas.
 

Abscessos e lesões fechadas:  assepsia da pele, coleta realizada pelo médico. As amostras obtidas por swab não refletem a verdadeira causa do processo infeccioso. Deve-se aspirar (ou puncionar) o material purulento localizado nas profundidades da fenda com uma agulha e seringa estéreis. Descontaminar com sabão cirúrgico e aplicar álcool 70 %. Puncionar o material pelas laterais da ferida e não pelo centro da mesma. Recolocar a tampa da agulha e enviar ao laboratório; ou injetar a amostra em frasco apropriado.
 
Aspirado e lavado brônquico : coleta realizada pelo médico. A amostra deve ser colocada em frasco estéril fornecido pelo laboratório.
 
Secreções de lesões abertas: swabs, espécimes cirúrgicas (biópsias), fístulas (feridas), úlceras : fazer o raspado da parte mais profunda da lesão com swab bem fino, retirar girando lentamente passando pela parede da lesão, fazer a assepsia da pele com álcool iodado e remover o iodo com álcool a 70%. Se houver crostas, removê-las com gaze estéril embebida em salina. Se a superfície estiver ressecada umedecer com o swab em salina estéril. Em secreções úmidas retirar a secreção inicial e despreza-la.
 
Escarro: coleta realizada pela manhã, antes de se alimentar quando o material é mais abundante . Não deve ser misturado com saliva ,fazer a higiene oral por bochechos e gargarejos com solução fisiológica estéril. Inspirar profundamente algumas vezes e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção das vias aéreas baixas, recolher o escarro no frasco fornecido pelo laboratório e tampá-lo imediatamente.
Colher antes da ingestão de alimentos (sólidos e⁄ou líquidos). Pacientes com dificuldades de expectoração devem comunicar ao médico, para que este recomende outro método de obetenção da amostra.
 
Esperma:  o paciente deve urinar antes da higiene. Fazer a higiene das mãos e da área genital com água e sabão neutro, retirando toda a secreção existente na glande e no prepúcio. Enxugar com papel toalha limpo ou gaze. Não usar saliva, água ou qualquer outro tipo de lubrificante durante a coleta dever ser obtida pelo ato de masturbação.
O frasco deve ser fechado logo após a coleta.NÃO HA NECESSIDADE DE ABSTINENCIA SEXUAL PARA CULTURA DE ESPERMA. COLETA REALIZADA APENAS NA UNIDADE OESTE. ESSA AMOSTRA  PODE SER COLHIDA DURANTE O HORARIO NORMAL DE COLETA
 
CONSERVAÇÃO TRIAGEM
-Material no meio de transporte (Stuart): 24 horas em temperatura ambiente.
-Amostra em frasco estéril: 1 hora a temperatura ambiente e 12 horas se refrigerada entre 2° a 8°C.
Obs: Embora a amostra no meio Stuart possa permanecer estável por 24 horas, não é recomendável aguardar tanto tempo antes da semeadura, pois bactérias mais sensíveis podem perder a viabilidade. O mesmo é observado em amostras refrigeradas.

Sinonímia

CULTAUDV ; CULTURA AUTOMATIZADA DIVERSOS ; CULTURA DIVERSOS AUTOMATIZADA

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

6 Dias

Matarial

Diversos

Em que podemos te ajudar?