Laboratório Citocenter

Exames

COTININA

Material
Sangue.
 
Palavras Chave
Cotinina
Nicotina
Metabolito da nicotina
 
Jejum
Não é necessário.
 
Condições
Soro.
 

Volume Mínimo
0,3 ml.
 
Volume Recomendável
0,5 ml.
 

Critérios de Rejeição
Amostras hemolisadas.
Amostras enviadas em tubo gel separador.
 
Comentários
A nicotina é o maior constituinte das folhas do tabaco e seu principal metabólito é a cotinina.
A meia-vida da cotinina é de até 20 horas, enquanto a da nicotina é de cerca de 2 horas. Por ser o metabólito mais abundante da nicotina, apresentar meia-vida mais longa e maior estabilidade, a cotinina é considerada o biomarcador mais adequado para avaliar a exposição ao tabaco.
Embora a cotinina seja o marcador de escolha, é interessante analisar também as concentrações de nicotina na amostra, pois a deleção total do alelo do gene CYP2D6 diminui sua metabolização a cotinina. Nestes casos, a determinação dos níveis de nicotina seria mais indicada do que a determinação da cotinina.
Outros biomarcadores propostos para estimar a exposição à fumaça do cigarro, como carboxi- hemoglobina e tiocianato, podem ser influenciados por outras fontes ambientais de exposição, enquanto a cotinina é considerada um marcador específico. Além disso, as concentrações de cotinina são menos dependentes do tempo decorrido desde o último cigarro fumado que a carboxi-hemoglobina, devido a sua meia-vida mais longa.
A urina é o tipo de amostra mais frequentemente utilizado para a dosagem de cotinina devido à facilidade de coleta e por apresentar concentrações mais altas que outras matrizes biológicas.

Sinonímia

COTIN ; COTININA

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

15 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 5 ml,Urina Quantidade: 30 ml