SINÔNIMO
Cotinina, Nicotina, Metabolito da nicotina, COTINI
TIPOS DE AMOSTRA
Soro
TUBO(S) DE COLETA
Soro: Tubo seco sem gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO
Exame realizado no laboratório de apoio
VOLUME MÍNIMO
1,0 mL.
MÉTODO
QUIMIOLUMINESCÊNCIA
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: não obrigatório.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar a coleta utilizando tubo gel separador, e imediatamente após a coleta, homogeinizar o tubo e mantê-lo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente de no mínimo 30 minutos, para evitar hemólise. Após esse período, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente no refrigerador de 2 a 8º até o envio da amostra para o setor técnico.
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
ESTABILIDADE
Soro : 2 a 8ºC por 7 dias.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.Amostras enviadas em tubo gel separador.
INTERPRETAÇÃO
A nicotina é o maior constituinte das folhas do tabaco e seu principal metabólito é a cotinina.
A meia-vida da cotinina é de até 20 horas, enquanto a da nicotina é de cerca de 2 horas. Por ser o metabólito mais abundante da nicotina, apresentar meia-vida mais longa e maior estabilidade, a cotinina é considerada o biomarcador mais adequado para avaliar a exposição ao tabaco.
Embora a cotinina seja o marcador de escolha, é interessante analisar também as concentrações de nicotina na amostra, pois a deleção total do alelo do gene CYP2D6 diminui sua metabolização a cotinina. Nestes casos, a determinação dos níveis de nicotina seria mais indicada do que a determinação da cotinina.
Outros biomarcadores propostos para estimar a exposição à fumaça do cigarro, como carboxi- hemoglobina e tiocianato, podem ser influenciados por outras fontes ambientais de exposição, enquanto a cotinina é considerada um marcador específico. Além disso, as concentrações de cotinina são menos dependentes do tempo decorrido desde o último cigarro fumado que a carboxi-hemoglobina, devido a sua meia-vida mais longa.
A urina é o tipo de amostra mais frequentemente utilizado para a dosagem de cotinina devido à facilidade de coleta e por apresentar concentrações mais altas que outras matrizes biológicas.