Laboratório Citocenter

Exames

COPROPORFIRINA PESQUISA URINA

MATERIAL
URINA AMOSTRA ISOLADA PROTEGIDA DA LUZ
 
MEIO(S) DE COLETA
Frasco estéril sem conservantes protegido da luz
 
VOLUME MÍNIMO
15 mL
 
MÉTODO
FLUORESCÊNCIA
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
Coleta :
Urina Isolada: Coletar em frasco apropriado preferencialmente a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 4 horas após a última micção. Desprezar o primeiro jato de urina e sem interromper a micção, coletar o jato médio.
 
Urina neonatal: A coleta ideal é a realizada no laboratório com o coletor infantil. O saco coletor deve ser colocado após a adequada higienização, e se não ocorrer a micção em um prazo de 60 minutos, o saco coletor deverá ser trocado, até que ocorra espontânea micção.
 
Urina de 24 horas: Desprezar a primeira micção da manhã, anotar o horário de início,  a partir da próxima micção, armazenar em frasco apropriado toda a urina até o mesmo horário em que foi deprezada a primeira urina, no dia seguinte,  este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada e refrigerada durante todo o intervalo da coleta. Enviar uma alíquota conforme condições solicitadas.
 
* A taxa de produção e a excreção das porfirinas podem variar e podem ou não ser elevadas em uma amostra aleatória. Uma amostra de urina de 24 horas permite a avaliação de toda a porfirina que é excretada em um período de 24 horas.
 
INSTRUÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO
Transportar refrigerada (2°C a 8°C) e protegida da luz.
 

INSTRUÇÕES DE ESTABILIDADE
A amostra é estável por até 7 dias refrigerada de 2°C a 8°C ou por até 60 dias congelada.
 
INTERPRETAÇÃO
A pesquisa de coproporfirina relaciona-se com a patologia denominada Porfiria, onde se verificam problemas com enzimas específicas na biossíntese do HEME. As porfirias são doenças relativamente raras ligadas a uma única seqüência fisiológica, a produção do heme, com manifestações muito variadas e de difícil diagnóstico. As porfirias constituem um grupo de doenças geralmente hereditárias, devido às alterações durante o processo de formação das porfirinas. As três porfirinas de importância clínica são: protoporfirina, uroporfirina e coproporfirina. A protoporfirina está amplamente distribuída pelo corpo e desempenha a função de precursor do grupo heme na composição da hemoglobina e mioglobina, bem como da catalase e dos citocromos. A uroporfirina e a coproporfirina, que são precursoras da protoporfirina, são normalmente excretadas em pequenas quantidades pelas fezes e urina. Os eritrócitos contêm pequena concentração de protoporfirina e coproporfirina. A coproporfirina pode estar aumentada em Porfiria ALAD, Porfiria variegata, Coproporfirina hereditária e na Porfiria Aguda Intermitente. As coproporfirinas também podem aumentar na intoxicação por chumbo.
 

Sinonímia

COPROPORFIRINA PESQUISA URINA ; COPROPURI

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

6 Dias

Matarial

Urina Quantidade: 30 ml