SINÔNIMO
PROVA COPROLÓGICA FUNCIONAL, EXAME FUNCIONAL DE FEZES
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA
Fezes
TUBO(S) DE COLETA
Embalagem plástica descartável ou frasco coletor universal sem aditivos ( disponibilizado na Patologia)
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
Evacuação completa
MÉTODO:
INSPEÇÃO MACROSCÓPICA, REAÇÕES QUÍMICAS E MICROSCOPIA
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Bebida alcoólica:Evitar o consumo durante os 3 dias que antecedem a coleta das fezes de bebidas alcoólicas ou gasosas (refrigerante, água com gás).
Dieta: É recomendável nas últimas 72 horas (3 dias) que antecedem a coleta, o consumo nas refeições principais (almoço e⁄ou jantar) quantidades usuais de carne, batata e feijão, e nas outras refeições (café da manhã, lanche da tarde), manteiga e leite.
Medicação: Evitar o uso de laxantes, supositórios, contrastes ou substâncias digestivas, antiácidos, antiespasmódicos, antiflatulentos, antiinflamatórios, corticóides, aspirina, compostos de ferro e vitamina C, sem orientação médica.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Necessário envio de fezes frescas recém eliminadas coletadas em frasco⁄embalagem plástica descartável ou frasco coletor universal.
Enviar a evacuação total.
Evitar contaminação por urina, água ou gordura.
Caso não seja possível coletar a evacuação total, será necessário um volume mínimo de 30g para realização da análise.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 24 horas refrigerada entre 2°C e 8°C.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia. Frascos plásticos herméticos utilizados como utensílios de cozinha e embalagens alimentícias serão rejeitados conforme comunicado – Ver em links úteis.
INTERPRETAÇÃO
O estudo coprológico das fezes visa o estudo das funções digestivas, abrangendo provas de digestibilidade macro, microscópica e exame químico, cujos resultados permitem estabelecer determinadas síndromes coprológicas. A principal função do trato alimentar é garantir ao organismo o suprimento de água, eletrólitos e nutrientes. O alimento deve ser conduzido ao longo do tubo digestivo a uma velocidade apropriada para que as funções digestivas e absortivas se realizem.