Laboratório Citocenter

Exames

CLOSTRIDIUM DIFFICILE, PESQUISA DE GDH

SINÔNIMO
Glutamato desidrogenase, fezes, GDH-CD, CDGDH, Pesquisa de GDH
 

ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
 
TIPOS DE AMOSTRA:
Fezes recentes.
 
TUBO(S) DE COLETA:
Frasco estéril
 
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: Não
 
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
 
VOLUME MÍNIMO:
Aproximadamente metade do frasco de coleta de fezes (frasco coletor universal).
 
MÉTODO:
QUIMIOLUMINESCÊNCIA
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Coletar em frasco limpo e seco (frasco coletor universal).
Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material.
Em casos de crianças o coletor pode ser utilizado.
Evitar o uso de antiácidos, laxantes, supositório e contraste oral (utilizado em exames radiológicos) no mínimo 3 dias antes da coleta das fezes ou conforme orientação médica.
Retirar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal (início, meio e fim), de modo que complete pelo menos meio frasco.
Conservação e prazo para envio: após a coleta transportar ao laboratório o mais rápido possível. Prazo máximo de 72 horas refrigeradas.
 
Para coleta domiciliar:
O frasco para a realização desse exame deve ser retirado pelo cliente ou responsável em uma de nossas lojas ou adquirido em farmácias.
O material deverá ser entregue ao colhedor no momento do atendimento domiciliar.
Se não for possível, o cliente ou responsável deverá entregar o material posteriormente, em uma de nossas lojas.
 

INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Este ensaio não distingue entre as estirpes toxigénicas e não toxigénicas de C. difficile. Os resultados do ensaio devem ser utilizados em conjunto com outros dados clínicos e laboratoriais para ajudar o médico a tomar decisões individualizadas sobre o tratamento do doente.
 
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
.
ESTABILIDADE:
Até 3 dias refrigerado entre 2 e 8 ºC. Após este período congelado por até 7 dias.
 
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras em frascos com conservante.
                   
INTERPRETAÇÃO:
Clostridioides (Clostridium) difficile é um bacilo Gram-positivo anaeróbio e formador de esporos, responsável pela maioria das diarreias associadas a antibiótico no mundo. As toxinas A e B , são responsáveis pelas manifestações clínicas e são produzidas apenas pelas cepas toxigênicas.
A glutamato desidrogenase (GDH) é uma enzima produzida por todas as cepas de C. difficile, toxigênicas ou não toxigênicas.
O teste deve ser realizado apenas na suspeita de colite pseudomembranosa e em fezes diarreicas.
Apesar da alta frequência e da gravidade do quadro clínico o algoritmo para diagnóstico em pacientes com quadro clínico sugestivo ainda é motivo de discussão. Alguns algoritmos recomendam a realização de biologia molecular (PCR) como método inicial, seguido de pesquisa de toxina nos casos detectáveis. Teste de toxina positivo torna o diagnóstico muito provável.
Outros algoritmos recomendam rastreio inicial com toxina A⁄B e GDH. A presença dos dois marcadores torna o diagnóstico muito provável.
O ensaio C. difficile Glutamato Desidrogenase (GDH) é altamente sensível à presença da bactéria C. difficile, devido à prevalência e estabilidade do GDH nas fezes. Contudo, os ensaios GDH carecem de especificidade, uma vez que detectam a presença de cepas toxigênicas e não toxigênicas de C. difficile. Sugerimos, à critério médico, nos casos com detecção isolada de GDH, a realização da pesquisa de toxina ou a realização de teste molecular.

Sinonímia

CLOSTRIDIUM DIFFICILE, PESQUISA DE GDH ; GDH

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

5 Dias

Material

Fezes Quantidade: 5 g