Laboratório Citocenter

Exames

CITRATO, URINA AMOSTRA ISOLADA

MATERIAL
URINA AMOSTRA ISOLADA
 

MEIO(S) DE COLETA
Tubo cônico.
 
VOLUME MÍNIMO
3 mL
 
MÉTODO
ESPECTROFOTOMETRIA UV⁄VIS
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Não fazer esforço físico durante a coleta.
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
Coleta I:
Coletar preferencialmente, a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 04 horas após a última micção. Desprezar o primeiro jato de urina (porção inicial da urina) no vaso sanitário e, sem interromper a micção, coletar o segundo jato de urina (jato médio, não encostando o frasco na região genital).
Durante o cadastro do exame serão geradas duas etiquetas, uma para análise do CITR  e outra para realização da creatinina urinária. É imprescindível o envio das duas amostras ao laboratório para o processamento do exame.
 
INSTRUÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
 
INTERPRETAÇÃO
O ácido cítrico previne a formação de cálculos renais uma vez que forma complexos solúveis com o cálcio, diminuindo o cálcio livre. Nos casos em que seus níveis estão diminuídos, hipocitratúria, são verificados em 20-40% dos pacientes formadores de cálculos, seja como distúrbio isolado ou em combinação com outras anormalidades metabólicas. A hipocitratúria pode ser idiopática ou secundária a doença sistêmica como acidose tubular renal, doença diarréica crônica, acidose metabólica, hipocalemia e hipomagnesemia. O citrato administrado via oral leva a um aumento na reabsorção tubular renal de cálcio, promovendo hipocalciúria. A elevação do pH urinário, que acompanha a administração de citrato, aumenta a solubilização do ácido úrico. A suplementação de citrato reduz a taxa de formação de novos cálculos e o crescimento dos cálculos já existentes.  

Sinonímia

CITRATO, URINA AMOSTRA ISOLADA ; CITRAUAI ; Relação Citrato/Creatinina

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

8 Dias

Matarial

Urina Quantidade: 5 ml