PALAVRAS CHAVE
-CITOMEGALOVÍRUS – DETECÇÃO POR PCR
ATENDIMENTO
-Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios.
CONDIÇÕES
-Sangue total EDTA
VOLUME RECOMENDÁVEL
-Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo EDTA-PPT-RB com gel separador, rolha branca + 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com anticoagulante EDTA, rolha roxa.
-O Tubo EDTA-RR não deve ser centrifugado. Manter a amostra refrigerada, sem contato direto com o gelo, até a realização do exame. Estabilidade da amostra: 48 horas.sensibilidade de 80 a 92% e especificidade de 98%. 2.Diagnóstico pré-natal: quando a gestante apresenta um quadro de infecção aguda e pretende-se afastar a possibilidade de infecção intra-uterina. A PCR pode ser realizada no líquido amniótico. 3.Infecção do recém-nascido: a detecção do CMV na urina ou sangue de RN nas três primeiras semanas de vida define a infecção congênita. A sensibilidade e especificidade são de 98% e 100%, respectivamente. 4.Infecção localizada em órgão-alvo: a PCR-CMV pode ser feita em líquidos corporais ou material de biópsia de lesões ou órgãos suspeitos.
VOLUME RECOMENDÁVEL
-Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo EDTA-PPT-RB com gel separador, rolha (branca) + 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com anticoagulante EDTA, rolha (roxa)
TEMPO DE JEJUM
-Jejum não obrigatório.
COMENTÁRIOS PRODUÇÃO
-O citomegalovírus (CMV) pertence à família do herpesvírus, tendo alta especificidade com relação ao hospedeiro e que pode causar infecção no homem. Tem sido encontrado em indivíduos com tumores benignos ou malignos, e em portadores de HIV. O CMV é encontrado em todas as regiões geográficas e grupos socioeconômicos. Cerca de 50% a 80% dos adultos nos Estados Unidos são infectados pelo vírus. A PCR é utilizada para triar mulheres em idade fértil portadoras do vírus e em estudo de casos de meningoencefalite ou outras alterações neurológicas. Diagnóstico pré-natal: realizada no liquido amniótico, quando a gestante apresenta um quadro de infecção aguda e pretende-se afastar a possibilidade de infecção intrauterina. Infecção do recém-nascido: a detecção do CMV na urina ou sangue de RN nas três primeiras semanas de vida define a infecção congênita.