Laboratório Citocenter

Exames

CITOMEGALOVIRUS ELFA IGM

Material
SANGUE [S]
 
Palavras Chave
CMV
Citomegalovirose
Citomegalia
 
Jejum
– Jejum obrigatório de 8 horas.
– Intervalo entre mamadas para lactentes.
 
Condições
– Soro.
 
Volume Mínimo
– 0,2 mL.
 
Volume Recomendável
– 0,5 mL.
 
Questionário
Já realizou este exame anteriormente?
Para mulheres, está grávida?
 
Critérios de Rejeição
– Hemólise acentuada.
– Lipemia acentuada.
– Contaminação microbiana.
– Amostra inativada pelo calor.
 
Comentários
O Citomegalovírus (CMV) é um vírus de DNA que pertence à família dos herpes vírus. Em adultos saudáveis, o CMV em geral é assintomático, podendo apresentar quadro clínico semelhante à mononucleose infecciosa. É transmitido por contato direto com fluidos corporais infecciosos como urina, saliva, sangue, lágrimas, sêmen e leite materno e através de órgãos transplantados e transfusões de sangue.
O CMV é considerado a maior causa de infecção congênita. Manifestações graves podem ocorrer quando o CMV é adquirido ou se reativa em pacientes imunossuprimidos sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade em receptores de transplante.
A pesquisa de anticorpos anti-CMV IgM é útil no diagnóstico da infecção recente. Entretanto, não distingue infecção primária de reativação ou reinfecção. Os ensaios modernos apresentam alta sensibilidade podendo detectar baixos títulos de IgM vários meses. A presença de CMV IgG pode indicar infecção passada ou recente. Testes pareados com intervalo entre 2 e 3 semanas podem ser úteis para avaliar viragem sorológica (IgG prévio não reagente que se torna reagente), ou aumento de 4 vezes ou mais no título dos anticorpos, o que caracterizaria uma infecção aguda. Importante ressaltar que ensaios de metodologias e fabricantes diferentes podem reproduzir resultados diversos, sendo necessária uma avaliação criteriosa dos resultados. O teste de avidez de IgG pode ser útil na diferenciação de infecção aguda e crônica. No início da infecção primária pelo CMV os anticorpos IgG apresentam baixa avidez. Essa avidez aumenta progressivamente no decorrer das semanas. Teste de avidez alta indica infecção passada, ocorrida há mais de 3 meses.
No Brasil, o rastreamento da citomegalovirose durante o pré-natal não erecomendado, pois não há imunidade permanente contra essa infecção nem terapia que possa ser utilizada durante a gestação.Reações cruzadas (resultado falso-positivo) podem ocorrer em infecções agudas por outros vírus, principalmente, mas não exclusivamente, nas infecções por Parvovírus, Epstein-Barr e Herpes e nas doenças autoimunes.

Sinonímia

CITOMEGALOVIRUS ELFA IGM ; CMVELFAM

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

5 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml