Laboratório Citocenter

Exames

CISTINA QUANTITATIVA U24H

MATERIAL
URINA 24 HORAs
 
MEIO(S) DE COLETA
Frasco estéril
 
MÉTODO
ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Dados: Informar o volume da diurese.
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
Urina de 24 horas:
Desprezar a primeira micção da manhã, anotar o horário de início, a partir da próxima micção, armazenar em frasco apropriado toda a urina até o mesmo horário em que foi deprezada a primeira urina, no dia seguinte,  este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada e refrigerada durante todo o intervalo da coleta. Enviar uma alíquota conforme condições solicitadas e volume solicitados no exame e informar o volume da diurese no campo de cadastro, sempre que solicitado.
 
INTERPRETAÇÃO
A cistinúria é rara que origina a excreção do aminoácido cistina pela urina, causando com frequência cálculos de cistina que se formam nas vias urinárias devido ao desequilíbrio da reabsorção deste aminoácidos.
Este exame tem utilidade na investigação de indivíduos com calculose renal, uma condição que pode ser causada por cistinúria, que é um defeito geneticamente determinado do transporte dos aminoácidos dibásicos cistina, ornitina, lisina e arginina. Em condições habituais, a cistina é eficientemente reabsorvida pelas células tubulares renais, o que faz com que, em adultos, sua concentração se situe abaixo de 30 mg⁄24 horas.

Sinonímia

CISTINA DOSAGEM URINA 24H ; CISTINA QUANTITATIVA U24H ; CISTINA URINA 24H ; CISTINU24H

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

22 Dias

Matarial

Urina 24h Quantidade: 50 ml