PALAVRAS CHAVE
-Cisticerco
-Weinberg
-Neurocisticercose
ATENDIMENTO
-Em todas as unidades. Sem restrições.
CONDIÇÕES
-Soro.
INSTRUÇÕES DE COLETA
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
VOLUME RECOMENDÁVEL
-Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha (amarela).
TEMPO DE JEJUM
-Jejum aconselhável de 4 horas
COMENTÁRIOS PRODUÇÃO
-A cisticercose é adquirida ao ingerir ovos viáveis de Taenia através de água e alimentos contaminados. Após atravessar a mucosa gástrica o embrião atinge a corrente sanguínea alcançando diversos tecidos inclusive o cérebro, onde se desenvolve a cisticerco. No cérebro causa a neurocisticercose, forma mais grave da doença. A sorologia para cisticercose é utilizada na detecção de anticorpos IgG contra Taenia solium e seus cisticercos, esses anticorpos são formados pela reação do sistema imunitário após uma infecção. O teste é realizado em casos de suspeita de infecção ou para o esclarecimento do estado imune do paciente.