SINÔNIMO
Linfogranuloma, CHLAMYDIA TRACHOMATIS IgM, ANTICORPOS ANTI [CHLA-M]
TIPOS DE AMOSTRA
Soro
TUBO(S) DE COLETA
Soro: Tubo seco ou tubo Gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO
Exame realizado no laboratório de apoio
VOLUME MÍNIMO
1,0 mL.
MÉTODO
IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: não obrigatório.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar a coleta utilizando tubo gel separador, e imediatamente após a coleta, homogeinizar o tubo e mantê-lo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente de no mínimo 30 minutos, para evitar hemólise. Após esse período, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente no refrigerador de 2 a 8º até o envio da amostra para o setor técnico.
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
ESTABILIDADE
Soro : 2 a 8ºC por 7 dias.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
INTERPRETAÇÃO
É utilizado auxiliando no diagnóstico da infecção primária ou da re-infecção na determinação imunológica da Chlamydia.
Chlamydia é um grande grupo de parasitas intracelulares obrigatórios de células eucarióticas. Existem quatro espécies: Chlamydia psitacci, principalmente um patógeno animal (embora possa causar pneumonia no homem); Chlamydia trachomatis, principalmente um patógeno humano; e mais recentemente foi estabelecida a Chlamydia pneumoniae. A quarta espécie, Chlamydia pecorum, foi descrita, mas seu papel como patógeno ainda não está bem claro.
As maiores infecções causadas pela Chlamydia são a pneumonia, o linfogranuloma venéreo, o tracoma, as inclusões conjuntivais e as infecções do trato genital. A C. trachomatis tem sido descrita como o maior agente etiológico das doenças sexualmente transmissíveis. Em homens, Chlamydia está associada com uretrite não gonocócica (NGU), uretrite pós-gonocócica e epididimite.