Laboratório Citocenter

Exames

CATECOLAMINAS PLASMATICAS

PALAVRAS CHAVE
-Não aplicável                                                       colher 1 tubo extra
 
ATENDIMENTO
-Em todas as unidades. Sem restrições.
 
CONDIÇÕES
-Plasma heparinizado
 

VOLUME RECOMENDÁVEL
-Tubo com heparina (verde) ou com EDTA (roxo)
 
TEMPO DE JEJUM
-Jejum não obrigatório
-Suspender durante os 7 dias antes da coleta, à critério médico, os medicamentos: alfa-metil-dopa, antidepressivos tricíclicos, betabloqueadores, bloqueadores de canal de cálcio, bromocriptina, broncodilatadores, clonidina, clorpromazina, descongestionantes nasais, fenotiazina, haloperidol, inibidores da ECA (enzima conversora de angiotensina), inibidores da MAO (mono-amino-oxidase), levodopa, moderadores de apetite, prazosina, quinidina, reserpina, teofilina, tetraciclina, vasodilatadores.
-Não é recomendado ingerir durante 5 dias antes da coleta os seguintes alimentos: banana, laranja, abacaxi, queijo, café, chá, chocolate, caramelos, marmeladas, doces, sorvetes, nozes e bebidas alcoólicas. Não fumar nas 4 horas que antecederem a coleta.
 
COLETA
-Para reduzir o efeito do estresse da punção venosa, deixar o paciente, com a veia cateterizada, em repouso, deitado, durante 20 a 30 minutos. A coleta dever ser realizada com o paciente na posição supina. O plasma pode ser coletado em tubo com EDTA ou heparina. Centrifugar o sangue preferencialmente em centrífuga refrigerada até, no máximo, 30 minutos após a coleta. Separar o plasma e congelar imediatamente.
Coletas realizadas com os pacientes na posição sentada podem dobrar os limites de normalidade das catecolaminas. A concentração de dopamina não é afetada pela posição do paciente na hora da coleta.
 
 
COMENTÁRIOS PRODUÇÃO
-Utilizada para o diagnóstico e avaliação de feocromocitoma, diagnóstico de tumores produtores de catecolaminas e de hipotensão postural.
-As catecolaminas são sintetizadas nas células cromafins do sistema nervoso simpático (epinefrina pela medula adrenal e norepinefrina e dopamina pela medula adrenal e neurônios simpáticos pós-ganglionares). Circulam no plasma em formas livres e ligadas a proteínas como albumina, globulinas e lipoproteínas. As dosagens plasmáticas podem ser realizadas após estimulação. Em pacientes com hipertensão paroxística, a sensibilidade do teste pode ser aumentada iniciando a coleta após o episódio.
-O padrão de catecolaminas difere segundo a forma de tumor: feocromocitomas geralmente produzem norepinefrina e epinefrina, paragangliomas secretam norepinefrina e neuroblastomas também produzem dopamina. As metanefrinas urinárias são consideradas o melhor teste de triagem para feocromocitoma. Os níveis de catecolaminas e metanefrinas podem ser interpretados em relação à concentração de creatinina da amostra.
-As catecolaminas são excretadas na urina na forma intacta ou como metabólitos (metanefrinas e ácido vanilmandélico). Valores aumentados: feocromocitoma, ganglioneuromas, neuroblastomas, stress severo, hipoglicemia, certos medicamentos (metildopa, isoproterenol, nitratos, minoxidil, hidralazina), tabagismo, consumo de café. Valores diminuídos: hipotensão postural, síndrome Shy-Drager e disautonomia familiar.
 
 

Sinonímia

CATECOLAMINAS PLASMATICAS ; CATECPLAS ; DOPAMINA PLASMATICA ; EPINEFRINA OU ADRENALINA ; NOREPINEFRINA OU NORADRENALINA

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

8 Dias

Matarial

Plasma heparinizado Quantidade: 8 ml,Plasma EDTA Quantidade: 2 ml

Em que podemos te ajudar?