Laboratório Citocenter

Exames

CATECOLAMINAS LIVRES U24H

PALAVRAS CHAVE
-Não aplicável
 
ATENDIMENTO
-Em todas as unidades. Sem restrições. Fornecer dois frascos com HCL 25%
-Cuidado ao manusear. Produto corrosivo.
 
CONDIÇÕES
-Urina de 24 horas com conservante Ácido Clorídrico (HCL)
 
VOLUME RECOMENDÁVEL
-Colher tudo volume de 24 horas em frasco fornecido pelo laboratório.
 
COLETA
-Ao acordar pela manhã esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina. Marcar a hora. A partir deste momento, recolher toda a urina eliminada do período da manhã, tarde e noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte na mesma hora em que foi desprezada a primeira do dia anterior. Caso se esqueça de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciar novamente no dia seguinte. Manter a urina refrigerada ou em lugar fresco durante a coleta, enviando ao laboratório logo após o término. Na triagem: medir o volume total de urina, separar uma alíquota de 50 ml e transferir para um frasco estéril e mater sob refrigeração e ao abrigo da luz até a realização do exame.
 
TEMPO DE JEJUM
-Coletar urina de 24 horas em frasco limpo contendo 10mL de HCl 25%. Dois dias antes da coleta, fazer dieta especial, evitando a ingestão de chocolate, baunilha, bananas, frutas cítricas, café e alguns medicamentos (à critério médico) como aspirina e anti – hipertensivos. Importante: coletar a urina em um frasco intermediário e transferir para frasco com conservante.
-Medicamentos que devem ser evitados: Ácido Acetil Salicílico, Clorpromazina, Fenacetina, Fenergan, Torazina, Prometazina, Isoniazida, Reserpina, Litio, Metil-Dopa, Levodopa, Morfina, Mao-inibidores, Fenacetina, Imipramina, Fenotiazinas, Naproxeno, Acetaminofen, Salicilatos e Alcool Etílico.
-Do segundo para o terceiro dia da dieta colher urina de 24 horas.
 
COMENTÁRIOS PRODUÇÃO
-As Catecolaminas (norepinefrina, epinefrina e dopamina) são importantes neurotransmissores. Norepinefrina (sinônimo de Noradrenalina) e Epinefrina (sinônimo de Adrenalina) são formadas e secretadas no sistema nervoso central e na medula da glândula supra-renal. A maior parte das terminações nervosas chamadas de simpáticas pós-ganglionares usa a norepinefrina como transmissor. As principais catecolaminas são formadas pela hidroxilação e decarboxilação dos aminoácidos fenilalanina e tirosina. A enzima fenilalanina hidroxilase, que converte a fenilalanina em norepinefrina é encontrada primariamente no fígado. Há uma longa trajetória entre a enzima fenilalanina hidroxilase e a Norepinefrina. Inicialmente ela cataboliza reação fenilalaninapara tirosina, que é transportada para neurônios e hidroxilada e decarboxilada para formação de dopamina. A dopamina entra nas vesículas onde é convertida para norepinefrina pela dopamina-b-hidroxilase. L-dopa é o isômero mais ativo, mas a Norepinefrina é formada na configuração D. O fator limitante na conversão de dopamina em Norepinefrina é a conversão de tirosina em dopa. A tirosina hidroxilase está sujeita ao feedback inibitório da dopamina e norepinefrina. Nas vesículas granulosas a Norepinefrina e Epinefrina estão ligadas a ATP e associadas a proteínas denominadas cromograninas. A função destas proteínas ainda não está totalmente clara. As Catecolaminas são liberadas das vesículas por exocitose, junto com ATP, dopamina-b-hidroxilase e cromograninas. Um mecanismo ativo de recaptação de Norepinefrina é encontrado nos neurônios adrenérgicos.
 
 
 

Sinonímia

ADRENALINA U24H ; CATECOLAMINAS LIVRES U24H ; CATECU24H ; DOPAMINA U24H ; EPINEFRINA U24H ; NORADRENALINA U24H ; NOREPINEFRINA U24H

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

10 Dias

Matarial

Urina 24h c/HCL Quantidade: 50 ml

Em que podemos te ajudar?