SINÔNIMO:
Cadmiúria, CÁDMIO – U-24,
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA
URINA 24 HORAS
TUBO(S) DE COLETA:
Frasco sem conservante fornecido pelo laboratório para coleta de urina 24h.
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Exame realizado no laboratório de apoio
VOLUME MÍNIMO:
5,0 mL.
MÉTODO:
ESPECTROMETRIA DE MASSAS COM PLASMA INDUTIVAMENTE ACOPLADO – ICP⁄MS
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Dieta: Evitar consumo de peixes, farinhas refinadas, chás e cafés.
Outros: Evitar uso de cigarro no dia da coleta.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Desprezar a primeira micção da manhã, anotar o horário de início, a partir da próxima micção, armazenar em frasco apropriado toda a urina até o mesmo horário em que foi deprezada a primeira urina, no dia seguinte, este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada e refrigerada durante todo o intervalo da coleta. Enviar uma alíquota conforme condições solicitadas e volume solicitados no exame e informar o volume da diurese no campo de cadastro, sempre que solicitado.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 5 dias refrigerada de 2°C a 8°C.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas
INTERPRETAÇÃO:
O Cádmio é um elemento que ocorre naturalmente na crosta terrestre. Na forma pura é um metal leve de cor prata. É utilizado na produção de ligas metálicas, de baterias, pigmentos, revestimentos metálicos, plásticos e em acumuladores. É um metal pesado que produz efeitos tóxicos nos organismos vivos, mesmo em concentrações muito pequenas. A exposição ao cádmio nos humanos ocorre geralmente através de duas fontes principais: a primeira é por via oral (por água e ingestão de alimentos contaminados), e a segunda por inalação. Os fumantes são os mais expostos ao cádmio porque os cigarros contêm este elemento. Alguns órgãos vitais são alvos da toxicidade do cádmio. Em organismos intensamente expostos, o cádmio ocasiona graves enfermidades ao atuar sobre estes órgãos. Existem atualmente algumas descrições de possíveis mecanismos de toxicidade do cádmio, entretanto, o modo real pelo qual este elemento age como agente tóxico tem sido pouco estudado.