PALAVRAS CHAVE
-Kappa e Lambda
-Cadeia leve livre de kappa e lambda
-Cadeias leves livres
-Relação cadeia Kappa⁄Lambda
-FLC
CONDIÇÕES
-Soro
Jejum aconselhável de 4 horas.
VOLUME RECOMENDÁVEL
-Colher 5,0 ml de sangue em tubo gel separador rolha (amarela).
CONSERVAÇÃO TRIAGEM
-Transportar congelado (-20°C)
COMENTÁRIOS PRODUÇÃO
-Estruturalmente, as imunoglobulinas normais são compostas de unidades menores denominadas cadeias pesadas e cadeias leves e juntas formam um grande complexo.
Existem dois tipos de cadeias leves e nos referimos a elas como kappa e lambda. Cada plasmócito produz apenas um tipo de cadeia pesada e um tipo de cadeia leve. Ao todo existem 10 subtipos de imunoglobulinas normais.
-As cadeias pesadas e leves são produzidas separadamente dentro do plasmócito e se juntam para formar uma imunoglobulina completa (intacta). Quando as cadeiasleves se unem às cadeias pesadas, as cadeias leves são denominadas cadeias leves unidas. Entretanto quando as cadeias leves não se unem às cadeias pesadas, se denominam cadeias leves livres. Por razões desconhecidas os plasmócitos produzem tipicamente mais cadeias leves do que são necessárias para criar as imunoglubulinas completas ou as Proteínas Monoclonais. O excesso de cadeias leves passam ao sangue periférico como cadeias leves livres proteína monoclonal anormal (proteína-M). As cadeias leves livres produzidas pelas células de mieloma são exclusivamente kappa ou lambda, dependendo do tipo de mieloma. Assim, se as células de mieloma produzem cadeias leves kappa, o nível de cadeias leves livres kappa aumentará no sangue. Se, por outro lado, as células de mieloma produzem cadeias leves lambda, o nível de cadeias leves livres lambda aumentará no sangue.
METODOLOGIA
-NEFELOMETRIA
ROTINA
-Considerar de segunda a sexta-feira.