SINÔNIMO:
ANTÍGENO CA 50 (MARCADOR TUMORAL)
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
Soro
TUBO(S) DE COLETA
Tubo Gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
1,0 mL.
MÉTODO:
QUIMIOLUMINESCÊNCIA
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Outros: As amostras devem ser enviadas em tudo seco (removidas do coágulo, eritrócitos ou gel separador).
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Tubo seco ( Desmineralizado)
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro para outro tubo desmineralizado e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar em um tubo desmineralizado.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 5 dias refrigerada de 2°C a 8°C ou por até 3 meses congelada.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
INTERPRETAÇÃO:
O antígeno CA50 foi identificado em 1983 e os estudos iniciais demonstraram uma série de semelhanças com o CA19-9. Entre elas, destacam-se a estrutura o peso molecular e detecção em vários tumores epiteliais, bem como em tecido adulto normal de pâncreas, vesícula biliar e gástrico. Ambos os antígenos (CA 50 e CA 19-9) são detectáveis no soro de pacientes com tumores gastrointestinais, especialmente tumores pancreáticos e concentrações moderadamente aumentadas de ambos os antígenos. Também podem ser encontrados em pacientes com icterícia obstrutiva extra-hepática benigna. Em grande parte, os dois antígenos parecem ser idênticos, no entanto, o CA 50 apresenta uma distribuição mais ampla no câncer do que o CA 19-9. O marcador CA 50 não é órgão-específico, e seus níveis elevados no soro podem ser observados em uma variedade de malignidades, especialmente em cânceres gastrointestinais. O nível de CA 50 é elevado no soro de pacientes que sofrem de doenças benignas do fígado e do trato biliar, especialmente em casos de icterícia. O CA 50 apresenta resultados bastante semelhantes aos do CA 19?9 e tem pouco valor diagnóstico, mas é muito útil para monitorar pacientes com câncer pancreático. A determinação do CA 50 é caracterizada por uma alta sensibilidade de 96%, mas tem uma baixa especificidade de 48%14.