PALAVRAS CHAVE
-CA 19-9
ATENDIMENTO
-Em todas as unidades. Sem restrições.
CONDIÇÕES
-Soro.
VOLUME RECOMENDÁVEL
-Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha (amarela).
TEMPO DE JEJUM
-Jejum não obrigatório.
CONSERVAÇÃO TRIAGEM
-Transportar 2° a 8° C
COMENTÁRIOS PRODUÇÃO
-O CA 19-9 é um antígeno associado a tumor que reage com um anticorpo produzido em resposta à imunização com uma linhagem de células de câncer de cólon humano.
-Embora o anticorpo seja derivado de uma linhagem de câncer de cólon, alguns estudos demonstraram que os testes para CA 19-9 são mais úteis no diagnóstico e no tratamento de pacientes com neoplasia pancreática do que com neoplasia de cólon. Já foi também demonstrado que o CA 19-9 é um marcador de câncer de pâncreas mais sensível específico que outros marcadores sorológicos.
-Embora níveis elevados de CA 19-9 não sejam notadamente característicos de câncer de pâncreas, ele é atualmente o teste sanguíneo mais indicado na diferenciação entre distúrbios pancreáticos benignos e malignos. É obtida maior sensibilidade diagnóstica quando um teste para CA 19-9 é combinado com análise de imagem, como ultra-sonografia ou tomografia.
-Essa combinação é útil na obtenção de diagnóstico em pacientes suspeitos de câncer de pâncreas que tiveram resultado negativo ou indeterminado em estudos de imagem. Quandousados em série, os níveis de CA 19-9 podem prognosticar a recorrência da doença antes dos achados radiográficos ou clínicos.
-O CA 19-9 também detecta, com menor frequência, cânceres de ducto biliar, hepatocelular, gástrico, de cólon, de esôfago e câncer não gastrointestinal; entretanto, sua maior utilidade é como marcador de câncer de pâncreas.
METODOLOGIA
-Eletroquimioluminescência
ROTINA
-Considerar de terça e sexta-feira.
AMOSTRA
Soro. 1,0 ml. IMPORTANTE: ROTINA PARA ESSE EXAME CA19⁄9
TERÇA E SEXTA
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela.