Laboratório Citocenter

Exames

CA125

Material
Sangue [S]
 

Palavras Chave
Marcadores tumorais
Antígeno carboidrato 125
Cervice – Endométrio – Ovário
Marcador tumoral
CA125
 
Jejum
Não é necessário.
 
Condições
Soro.
 
Volume Mínimo
0,5 ml
 
Volume Recomendável
0,5 ml
 
Critérios de Rejeição
Lipemia acentuada.
 
Comentários
CA 125 é uma glicoproteína produzida normalmente pelo epitélio das serosas, endométrio, endocérvice e tubas uterinas. É o marcador tumoral classicamente utilizado no câncer de ovário, mas não é exclusivo desta neoplasia.
Elevações podem ocorrer em condições fisiológicas (gestação, menstruação), em doenças benignas (endometriose, cistos ovarianos, doenças inflamatórias pélvicas, peritonite, cirrose, hepatites, pericardite) e em outros tipos de cânceres, tais como de tuba uterina, cérvice, endométrio, pâncreas e trato gastrointestinal. Variações podem ser encontradas no ciclo menstrual, com aumento durante a fase folicular. Seu valor tende a declinar com a menopausa e o envelhecimento.
A determinação isolada do CA 125 em mulheres assintomáticas para triagem de câncer ovariano não é recomendada, devido a seu baixo valor preditivo positivo, sensibilidade e especificidade.
Monitorização do tratamento, detecção de recorrências e avaliação prognóstica são as indicações principais do teste, que pode auxiliar também o diagnóstico diferencial de massas pélvicas na pós-menopausa.
Alguns guidelines recomendam ainda a dosagem de CA 125, juntamente com a ultrassonografia transvaginal, para detecção precoce de câncer de ovário em mulheres com risco aumentado, como aquelas com história familiar de câncer de mama ou ovário, ou mutação BRCA documentada.

Sinonímia

CA125

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

3 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml