PALAVRAS CHAVE
-Brozepan, Deptran, Lexotan, Nervium, Neurilan, Novazepam, Relaxil, Somalium, Bromopirin, Sulpan, Bro
-Benzodiazepínicos
ATENDIMENTO
-Em todas as unidades. Sem restrições.
-Anotar medicamentos em uso e data, hora e dose da última tomada do medicamento que contenha BORMAZEPAM em sua fórmula (Leoxatan, Somalium e outros).
CONDIÇÕES
– Soro.
VOLUME RECOMENDÁVEL
– Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela.
– A coleta ideal para avaliação de níveis terapêuticos é aquela realizada 30 minutos antes da próxima tomada do medicamento. Nos casos de suspeita de intoxicação a coleta pode ser realizada em qualquer horário.
TEMPO DE JEJUM
– Jejum alimentar desejável de 4 horas ou conforme orientação médica.
QUESTIONÁRIO
– Informar medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose.
INSTRUÇÕES
– A coleta ideal deve ser realizada imediatamente antes da
administração da próxima dose do medicamento ou conforme orientação
médica.
– Caso o medicamento seja tomado apenas uma vez ao dia, a coleta deve
ser feita pelo menos 12 horas após a medicação.
COMENTÁRIOS
-Bromazepan (Lexotan, Somalium) é um benzodiazepínico usado como hiponótico, ansiolítico e miorelaxante. Seu pico plasmático ocorre em 2 horas após absorção, estando 70% da droga ligada às proteinas
plasmáticas.
-Apresenta meia vida de 20 horas e metabolismo hepático, sendo sua depuração influenciada por drogas que alteram o sistema microssomal hepático.
-Esse exame auxilia o acompanhamento de indivíduos que fazem uso de clonazepam, um benzodiazepínico de ação prolongada que é empregado no controle de crises epilépticas e como ansiolítico. A determinação do nível sérico de clonazepam tem o objetivo de verificar se a medicação encontra-se em níveis terapêuticos ou tóxicos. Os sintomas associados a níveis tóxicos incluem sonolência excessiva, tontura e desequilíbrio. Em crianças, um efeito colateral relativamente comum é o aumento da secreção pulmonar.