PALAVRAS CHAVE
-Paracoccidioidomicose, anticorpos totais no soro
-Blastomicose,contraimunoeletroforese
-Paracoccidioidomicose, sorologia
-Blastomicose, sorologia
-Blastomicose pulmonar
-paracoco
-Fava neto
ATENDIMENTO
-Em todas as unidades. Sem restrições.
CONDIÇÕES
-Soro.
VOLUME RECOMENDÁVEL
-Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha (amarela).
TEMPO DE JEJUM
-Jejum aconselhável de 4 horas
COMENTÁRIOS PRODUÇÃO
-A paracoccidioidomicose ou blastomicose sul-americana, também conhecida por Doença de Lutz-Splendore-Almeida é uma doença pulmonar causada pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis.
-O Paracoccidioides brasiliensis é um fungo dimórfico muito semelhante ao Histoplasma capsulatum que causa a doença Histoplasmose. A sua forma sexual multicelular é um bolor com micélios constituídos por hifas, mas no homem adapta a forma unicelular levedura com multiplicação assexuada por germinação.
-A sorologia pode ajudar no diagnóstico dos casos onde não se visualizou ou isolou o fungo. A sensibilidade da imunodifusão radial é de 80%. A melhora clínica após o tratamento é acompanhada da queda dos títulos. Entretanto, 70% dos pacientes tratados permanecem com sorologia positiva até um ano após o tratamento. Títulos de 1⁄4 mantidos, por mais de 6 meses devem ser considerados como indicativos de cicatriz sorológica.
-O diagnóstico de certeza da Paracoccidioidomicose requer visualização do P. brasiliensis ao exame microscópico, complementado pela cultura.