Laboratório Citocenter

Exames

BKV – POLIOMAVIRUS – DETECÇÃO POR PCR

MATERIAL
DIVERSOS
 

MEIO(S) DE COLETA
SANGUE TOTAL: Tubo com EDTA (roxo)
LÍQUOR E URINA: Frasco estéril
 
VOLUME MÍNIMO
Sangue total: 4 mL Liquor e Urina : 1 m
 
MÉTODO
PCR EM TEMPO REAL
 
INSTRUÇOES
 

LÍQUOR
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: Não é necessário jejum ou preparos especiais.
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
Amostra coletada através de procedimento médico. Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados, e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
 
SANGUE TOTAL
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: Não é necessário jejum ou preparos especiais.
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
Realizar coleta utilizando material e tubo de coleta recomendado para o exame, homogeneizar, centrifugar e acondicionar corretamente.
 
URINA
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: Não é necessário jejum ou preparos especiais.
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
Coletar em frasco apropriado preferencialmente a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 4 horas após a última miccção. Desprezar o primeiro jato de urina e sem interromper a miccção, coletar o jato médio.
 
INSTRUÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO
Transportar refrigerado (2°C a 8°C). Acondicionar o material nas bags (bolsas) roxas disponibilizadas pelo DB, pois possibilitam o envio direto dos exames, maior segurança e estabilidade das amostras.
 
INTERPRETAÇÃO
O poliomavírus BKV pertence à família Polyomaviridae e possui  genoma circular de dupla fita e está presente em 90% da população. A transmissão do BKV ainda não foi completamente esclarecida, mas suspeita-se que ela ocorra por via respiratória ou oral. A infecção primária em crianças saudáveis é geralmente assintomática, mas pode se manifestar como um resfriado comum. Depois da viremia primária, o vírus estabelece uma fase latente, persistindo indefinidamente em diferentes tecidos, em especial no trato urinário. Por causa do tropismo do vírus BK para as células uroepiteliais, a forma mais comum de manifestação da infecção são as doenças do trato urogenital. Em 5% a 10% da população saudável, o BKV pode ser reativado a partir de variações no estado imunológico e ser excretado em baixos níveis pelas vias urinárias de forma assintomática.

Sinonímia

BKPLDTPCR ; BKV - POLIOMAVIRUS - DETECÇÃO POR PCR

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

0.0416666679084 Dias

Matarial

Sangue EDTA T- Roxa Quantidade: 7 ml