Laboratório Citocenter

Exames

BIOMARCADORES NA DOENÇA DE ALZHEIMER

Material
Liquor [LIQ]
 
Palavras Chave
Proteina tau total
Proteína ptau
Proteina tau fosforilada
Proteina beta amiloide
Peptideo beta-amiloide (1-42)
Peptideo beta-amiloide (1-40)
Razão beta-amiloide 1-42⁄1-40
Mal de Alzheimer
 
Instruções
Informar dados clinicos do paciente.
A coleta do material líquor é um procedimento médico e pode ser realizado no Hermes Pardini através de agendamento prévio na Central de Relacionamento com o cliente ou nas lojas.
Os exames solicitados pelo médico prescritor serão lançados e cobrados separadamente do procedimento de coleta do material.
 
Jejum
Não é necessário.
 
Condições
Líquor.
 
Coleta Apoio
Para evitar coleta traumática e contaminação da amostra com sangue, realizar a punção lombar preferencialmente com agulha de pequeno diâmetro (0,7 mm, 22 G).
No momento da coleta, desprezar os 2,0 mL iniciais do líquor.
Coletar no mínimo 1,0 mL de líquor pela técnica do gotejamento diretamente no tubo de polipropileno (pode ser usado o tubo de transporte distribuído pelo Hermes Pardini).
O líquor não deve ser coletado com o auxílio de seringas, que podem levar a resultados falsamente reduzidos da proteína beta-amilóide.
Após a coleta não inverter ou misturar o tubo, nem mesmo transferir amostra para outro tubo.
Amostras visivelmente hemorrágicas devem ser centrifugadas. A centrifugação deve ser realizada até no máximo 2 horas após a coleta.
Recomenda-se centrifugar o material à velocidade de 2000g, durante 10 minutos, em temperatura ambiente. – Após a coleta e⁄ou centrifugação, as amostras devem ser congeladas (-20ºC), acondicionadas em gelo seco e imediatamente enviadas ao Hermes Pardini, NTO-Vespasiano para realização do teste.
Após o descongelamento da amostra, homogeneizá-la em vórtex e realizar o teste imediatamente.
 
Volume Mínimo
0,8 mL.
 
Volume Recomendável
1,0 mL.
 
Interferentes
Amostras colhidas em tubo de vidro ou poliestireno.
Amostras submetidas a repetidos ciclos de congelamento e descongelamento (deve ser limitado a no máximo 1 a 2 ciclos).
 
Anexos
Tutorial – LÍQUOR.pdf Visualizar
 

Questionário
Não obrigatório.
 
Critérios de Rejeição
Material colhido em tubo que não seja o tubo de polipropileno⁄tubo de transporte Pardini.
 
Comentários
Indicações: Diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer (DA) Diagnóstico diferencial entre DA e doença de Creutzfekd-Jakob Diagnóstico diferencial entre DA e demência frontotemporal, DA e demência por corpúsculos de Lewy e DA e demência vascular.
Os valores em conjunto da proteína beta amilóide e proteína tau, permitem discriminar a doença de Alzheimer de outras doenças patológicas. Estima-se que em torno de 10% dos indivíduos acima de 65 anos tenham a doença de Alzheimer e esta frequência aumenta a medida que a pessoa envelhece.
O exame no líquor (LCR) mostra aumento dos teores de proteína tau e sua forma hiperfosforilada, fosfo-tau. A proteína tau presente no interior dos neurônios, pode também, estar elevada em outros processos neurodegenerativos, acidente vascular cerebral e quadros encefalíticos infecciosos, sendo a forma fosfo-tau a mais específicas dos emaranhados neurofibrilares e das placas senis, características anátomo patológicas da doenças de Alzheimer. Também é observada, na doença de Alzheimer, a diminuição dos teores de AB 42.
Estudo prospectivo recente mostra que o aumento da proteína tau associado a diminuição de AB 42 tem um alto valor preditivo para doença de Alzheimer. Pode-se também observar o aumentos dos níveis de marcadores do stress oxidativo, como 8 hicroxiguanina (8hg) e da proteínaAD7c.

Sinonímia

BIOMARCADORES NA DOENÇA DE ALZHEIMER ; ALZHEI

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

52 Dias

Matarial

Líquor Quantidade: 5 ml