SINÔNIMOS: BCR⁄ABL P210, T(9;22), CROMOSSOMO PHILADELPHIA, LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA (LMC)
MATERIAL
SANGUE TOTAL OU ASPIRADO DE MEDULA ÓSSEA
MEIO(S) DE COLETA
Tubo com EDTA (roxo)
VOLUME MÍNIMO
16 mL (Sangue Total) 4 mL (Medula Óssea)
MÉTODO
PCR EM TEMPO REAL
FORMULÁRIO OBRIGATÓRIO
RQ-0728 FORMULÁRIO PARA ANÁLISES ONCOHEMATOLÓGICAS disponivel no site do DB
INSTRUÇÕES DE COLETA
Coleta medula:
Amostra coletada através de procedimento médico por aspiração de medula óssea. Realizar coleta utilizando material e tubo de coleta recomendado para o exame, homogeneizar e acondicionar corretamente.
É imprescindível o envio de 1 tubos EDTA (rolha roxa) de aspirado de medula óssea. Em casos de Leucemia Linfocítica Aguda, aceita-se preferencialmente aspirado de medula óssea. Evitar a realização da coleta em vésperas de feriados devido a baixa estabilidade.
Coleta sangue:
Realizar coleta utilizando material e tubo de coleta recomendado para o exame, homogeneizar e acondicionar corretamente.
É imprescindível o envio de 4 tubos em EDTA (rolha roxa) de sangue periférico.
Evitar a realização da coleta em vésperas de feriados devido a baixa estabilidade.
INTERPRETAÇÃO
Este exame quantifica o transcrito do produto de fusão de parte do oncogene ABL com o gene BCR, proveniente da translocação entre os cromossomos 9 e 22 (cromossomo Filadélfia – Ph). Esta fusão, denominada translocação BCR⁄ABL, dá origem a duas isoformas que codificam as proteínas p210 e p190, geralmente detectadas em tipos distintos de leucemias Ph positivas. Neste exame é feita apenas a quantificação do transcrito p210, característico da Leucemia Mielóide Crônica (LMC), mas pode também ser encontrado em Leucemia Linfóide Aguda (LLA) em menor porcentagem