SINÔNIMO:
Cromossomo Philadelphia,Cromossomo Filadelfia,Leucemia Mieloide Cronica (LMC),BCR-ABL t(9;22)(q34;q11),BCRABL,Chronic Myeloid Leukemia (CML),Ph-positivo,b2a2 e b3a2 (p210),e1a2 (p190),CP-PCR,TRANSLOCAÇÃO BCR-ABL QUALITATIVO
ATENDIMENTO:
Exame não realizado em Trindade pela baixa estabilidade.
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
Obrigatório preencher e enviar "Questionário para exame Oncohematológico".
Recomenda-se enviar ao setor técnico, pedido médico ou informação constando o motivo da realização do exame (diagnóstico ou monitorização de doença residual mínima) e fase do tratamento, se houver.
A coleta do material sangue é realizada somente de segunda a quinta-feira. Não pode ser colhido em feriados ou véspera de feriados.
TIPOS DE AMOSTRA:
Medula óssea (EDTA) ou Sangue total (EDTA).
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo EDTA
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA:Não
REALIZAÇÃO:
Segunda a Quinta até 11h ou até a passagem da primeira rota
Não realizado em vespera de feriado.
VOLUME MÍNIMO:
Sangue total (EDTA): 4,0 mL.
Medula óssea (EDTA): 4,0 mL.
MÉTODO:
RT-PCR MULTIPLEX QUALITATIVA – Método in house
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Não realizamos a coleta do material medula óssea, pois trata-se de um procedimento médico. Recebemos o material já coletado.
A coleta do material sangue é realizada somente de segunda a quinta-feira. Não pode ser colhido em feriados ou véspera de feriados
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
Até 48 horas refrigerado entre 2 e 8°C.
É recomendável que a amostra chegue ao setor até 24 horas após a coleta, com o prazo máximo de conservação de 48 horas.
Não enviar a amostra em contato direto com o gelo
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Anticoagulante incorreto.
Prazo de conservação inadequado.
Volume insuficiente.
Material congelado, coagulado ou severamente hemolisado.
Amostras coletadas e enviadas em frasco não estéril.
INTERPRETAÇÃO:
A Leucemia Mielóide Crônica (LMC) corresponde a 15% de todas as leucemias adultas. A média de idade de início da doença é 67 anos, entretanto, a LMC ocorre em todos os grupos de idade. A LMC é definida pela presença do Cromossomo Philadelphia em um paciente com uma neoplasia mieloproliferativa. O Cromossomo Philadelphia (Ph) resulta de uma translocação recíproca entre os cromossomos 9 e 22 t(9;22) que da origem ao gene de fusão BCR-ABL. O produto deste gene é uma proteína que possui atividade tirosina quinase desregulada (p210), a qual desempenha uma função central na patogênese da LMC. Outra proteína de fusão, p190, também pode ser produzida na leucemia linfoblástica aguda Ph-positiva. A p190 é detectada em aproximadamente 1% dos pacientes com LMC. Este teste, relizado pela Reação em Cadeia da Polimerase após Transcrição Reversa (RT-PCR), auxilia no diagnóstico da LMC e é capaz de detectar a presença de uma célula com o transcrito BCR-ABL entre 1000 células normais.