Laboratório Citocenter

Exames

BAAR PESQUISA DIVERSOS

MATERIAL
DIVERSOS
 
MEIO(S) DE COLETA
Frasco estéril
 
VOLUME MÍNIMO
Não aplicável
 
MÉTODO
COLORAÇÃO DE ZIEHL – NEELSEN
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
 
Identificar a região de coleta da amostra. Cadastrar exame de acordo com a sequência da coleta da amostra (exemplo: 2ª amostra – PBAR2; 3ª amostra – PBAR3, 4ª amostra – PBAR4 e 5ª amostra PBAR5). Quando houver a necessidade de devolução da lâmina, o formulário de devolução deve ser preenchido e encaminhado junto com a amostra (disponível em formulários obrigatórios – site DB).
Outros: Não serão aceitas amostras em lâmina
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
Coleta Escarro :
Coletar preferencialmente, a primeira amostra da manhã. Orientar o paciente a enxaguar previamente a boca com água, várias vezes, para remover a flora bacteriana superficial dessa região e colher a amostra obtida após tosse profunda, diretamente em frasco de boca larga com tampa de rosca.
 
Coleta Escarro Induzido:
A coleta deve ser feita em frasco estéril com tampa de rosca, após a realização de nebulização da boca com solução salina hipertônica a 3% durante no mínimo 5 e no máximo 20 minutos. Essa técnica fluidifica a secreção do pulmão e provoca uma irritação que leva à tosse e facilita a expulsão do escarro. O procedimento deve ser acompanhado por profissional treinado e em unidade de saúde equipada.
Informar no frasco que o escarro foi coletado por esse método, porque seu aspecto é salivar.
 

Coleta Fezes :
Coletar no mínimo 1g em frasco estéril sem conservante ou diluentes.
 
Coleta Lavado Broncoalveolar:
Colocar a amostra em frasco estéril, após a realização  da broncoscopia.
 
Coleta Líquidos Orgânicas :
As amostras de líquidos orgânicos devem ser coletadas em frascos estéreis em um volume mínimo de 2 mL.
 
Coleta Líquor :
Amostra coletada através de procedimento médico. Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados e acondicionar corretamente. O ideal é que seja coletado 5mL de líquor, com um volume mínimo de 2mL, destinado especificamente para pesquisa e cultura de micobactérias (volumes menores comprometem a sensibilidade da baciloscopia, pois o amostras de líquor são paucibacilares).
 
Coleta Urina Amostra Isolada:
Coletar em fraso apropriado preferencialmente a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 4 horas após a última miccção. Desprezar o primeiro jato de urina e sem interromper a miccção, coletar o jato médio.
 
INSTRUÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO
Transportar refrigerado (2°C a 8°C)
 
INTERPRETAÇÃO
A coloração para bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR) é utilizada basicamente para micobactérias. Esta coloração é um método rápido para a detecção de micobactérias em amostras clínicas e utlizada tanto para diagnóstico inicial como para acompanhamento da eficácia de tratamento de pacientes com tuberculose. A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Sinonímia

BAAR PESQUISA DIVERSOS ; BACILOSCOPIA ; BACTERIOSCOPIA PARA BAAR ; BK PESQUISA ; BKPESQDV ; PESQUISA DE BAAR ; PESQUISA DO BACILO DE KOCH ; ZIEHL-NEELSEN

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

3 Dias

Matarial

Diversos