Laboratório Citocenter

Exames

APOLIPOPROTEINA B

MATERIAL
SORO
 
MEIO(S) DE COLETA
Gel separador
 
VOLUME MÍNIMO
1 mL
 
MÉTODO
TURBIDIMETRIA
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
 
Medicação: Sugere-se a suspensão de qualquer medicamento à base de andrógenos, diuréticos e corticosteroides, a critério médico.
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
 
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise.
 
INTERPRETAÇÃO
A apolipoproteína B é o principal componente proteico das LDL. A Apo B é necessária para a reação com os receptores de lDL no fígado e nas paredes celulares e, assim, participa no transporte de colesterol do fígado para as células vasculares. Concentrações elevadas de Apo B encontram-se frequentemente nas alterações vasculares ateroscleróticas e constituem um indicador do risco de aterosclerose. Vários estudos mostraram que a determinação das apolipoproteínas A-I e B é útil na apreciação do risco de aterosclerose e possui maior valor prognóstico do que só a determinação de colesterol-HDL e LDL. Na avaliação do risco de aterosclerose, provou-se que o quociente Apo B⁄ApoA-I é um parâmetro de valor especial. O risco de aterosclerose é proporcionall ao quociente Apo B⁄Apo A-I.

Sinonímia

APOLIPOB ; APOLIPOPROTEINA B ; APOLIPOPROTEINA B100 ; LIPOPROTEINA B

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

3 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml