MATERIAL
FEZES
MEIO(S) DE COLETA
Frasco coletor estéril – sem aditivos
VOLUME MÍNIMO
5 gr
MÉTODO
IMUNOCROMATOGRAFIA
INSTRUÇÕES DE COLETA
Coletar amostras de fezes frescas recém eliminadas, em frasco coletor de polipropileno com tampa de rosca, limpo e sem conservantes. Coletar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal.
Evitar manipular a conservação da amostra (congelar e descongelar) por possível degeneração do antígeno.
INSTRUÇÕES DE ESTABILIDADE
A amostra é estável por período de 24 horas refrigerada de 2°C a 8°C ou por até 30 dias congelada
INTERPRETAÇÃO
Helicobacter pylori está associado a uma variedade de doenças gastrointestinais incluindo gastrite ativa crônica, gástrica e úlceras duodenais e adenocarcinoma gástrico. Cerca de 90% dos pacientes com úlceras duodenais ou gástricas são infectados com H. pylori.
O H. pylori pode ser transmitido através da ingestão de alimentos ou água que está contaminada com matéria fecal. Os antibióticos em combinação com compostos de bismuto têm demonstrado ser eficazes no tratamento da infecção ativa.
A infecção por H. pylori pode ser detectada por métodos invasivos (biópsias, cultura, teste da urease) ou por métodos não invasivos (sorologia, teste da respiração da uréia (UBT) e teste de fezes). O teste do antígeno fecal detecta o antígeno presente nas fezes, o que indica uma infecção ativa por H. pylori. Ele também pode ser usado para monitorar a eficácia do tratamento e a recorrência de uma infecção. .