Laboratório Citocenter

Exames

ANTIGENO CYFRA 21.1

PALAVRAS CHAVES
CYFRA 21.1
Cifra 21.1
Cyfra 21.1
 
AMOSTRA
Soro. 2,0 ml.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela. Centrifugar, separar o soro e congelar. Manter a amostra congelada até a relização do exame.
 
COMENTARIOS
Exame útil no diagnóstico e monitoramento terapêutico de neoplasias pulmonares do tipo epidermóide, adenocarcinoma ou grandes células. No ensaio são utilizados anticorpos monoclonais contra fragmentos de citoqueratina. Em várias séries estudadas verificou-se que os níveis de CYFRA 21-1 encontram-se elevados demonstrando alta sensibilidade para o CA epidermóide, entre 38 e 79 % dos casos dependendo do estadiamento. Podem ocorrer aumentos inespecíficos em doenças pulmonares benígnas como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonias, tuberculose, pneumonites e em patologias sistêmicas como a cirrose e insuficiência renal. Elevações discretas podem
ser observadas no câncer pulmonar tipo ‘pequenas células’ e em neoplasias de outras regiões tais como bexiga, colo do útero, cabeça e pescoço. A determinação do CYFRA 21.1 em intervalos regulares permite detectar precocemente as recorrências do tumor primário ou suas metástase uma vez que o antígeno possui alta correlação com a resposta clínica a uma terapêutica eficaz.
 
METODOLOGIA
QUIMIOLUMINESCENCIA
 
ROTINA
DIARIA
 
 
 
 
 

Sinonímia

ANTIGENO CYFRA 21.1 ; CYFRA 21.1 ; CYFRA211

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

18 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 2 ml