SINÔNIMO
SCC, células escamosas, ANTÍGENO CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
Soro
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo com gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
0,7 mL.
MÉTODO:
IMUNOENSAIO ENZIMÁTICO
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
Até 7 dias refrigerado entre 2 e 8 ºC ou congelado por até 3 meses.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO:
O Antígeno Carcinoma de Células Escamosas (SCC) é uma proteína estrutural citoplasmática pertencente à família dos inibidores de proteases. Sua concentração circulante pode estar elevada em Carcinomas de Células Escamosas de diferentes órgãos, como pulmão e colo uterino. A sensibilidade para o Carcinoma Pulmonar Não-Pequenas Células (NSCLC) varia de 15 a 55%. No carcinoma cervical de células escamosas, SCC é considerado o marcador de escolha. Seus níveis séricos se correlacionam com o tamanho e estágio tumoral, com a presença de doença residual após tratamento, doença recorrente ou progressiva, e com a sobrevida.
As concentrações de SCC pré-tratamento podem fornecer, ainda, informações quanto à necessidade de terapia adjuvante, já que níveis elevados estão associados à presença de metástases em linfonodos. Por outro lado, SCC não apresenta sensibilidade (principalmente em estágios iniciais) e especificidade suficientes para ser utilizado como teste de triagem. Níveis aumentados também são encontrados em doenças dermatológicas, pulmonares, renais e hepáticas.