SINÔNIMO
Anticorpos anti SRP [particula de reconhecimento do sinal], Anti SRP, SRP
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
Soro
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo com gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
1,0 mL.
MÉTODO:
IMUNOBLOT
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
Até 5 dias refrigerado entre 2º e 8ºC ou até 10 dias congelado.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO:
A partícula reconhecedora de sinal (PRS) é uma ribonucleoproteína constituída de uma molécula de RNA e seis cadeias polipeptídicas diferentes. Está presente no citosol e tem a função de reconhecer proteínas e encaminhá-las para onde se fazem necessárias. A presença de anticorpos anti-PRS está relacionada às miosites autoimunes, especialmente a miosite necrotizante, uma miopatia rara caracterizada por apresentar uma diminuição rápida, simétrica e progressiva da força muscular proximal e elevação dos valores séricos de creatina fosfoquinase (CK). Atinge principalmente mulheres a partir dos 50 anos e tem uma má resposta ao tratamento com corticoides.