SINÔNIMO
ANTICORPOS ANTI-SINTETASE [MI-2, Ku, PM100, PM75, Jo 1, SRP, PL7, PL12, EJ, OJ], ANTI-MI2, ANTI-KU, ANTI-PM100, ANTI-PM 75, ANTI-JO 1, ANTI-SRP, ANTI-PL7, ANTI-PL12, ANTI-EJ, ANTI-OJ, ANTI-RO52, ANTICORPOS ANTI-SINTETASE, SINTET, Painel anticorpos miopatias inflamatórias, Painel autoanticorpos miosite
TIPOS DE AMOSTRA
Soro
TUBO(S) DE COLETA
Soro: Tubo seco ou tubo Gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO
Exame realizado no laboratório de apoio
VOLUME MÍNIMO
1,0 mL.
MÉTODO
IMUNOBLOT
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: não obrigatório.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar a coleta utilizando tubo gel separador, e imediatamente após a coleta, homogeinizar o tubo e mantê-lo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente de no mínimo 30 minutos, para evitar hemólise. Após esse período, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente no refrigerador de 2 a 8º até o envio da amostra para o setor técnico.
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
ESTABILIDADE
Soro : 2 a 8ºC por 10 dias.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
INTERPRETAÇÃO
Síndrome Antissintetase (SAS) é uma miopatia crônica e idiopática rara, uma doença autoimune sistêmica caracterizada por miosite, doença pulmonar intersticial, artralgia, artrite, "mãos de mecânico" (espessamento da queratina na epiderme, descamação e fissuras nos dedos) , febre e fenômeno de Raynaud A (vasoespasmos associados a palidez, seguido por cianose e rubor nos dedos das mãos e nos pés). Normalmente, a miosite ocorre antes ou concomitantemente com o acometimento pulmonar, que constitui a principal causa de mortalidade dentro da SAS.
O diagnóstico é feito através da detecção de anticorpos anti-sintetase, especialmente o anti-Jo-1, que está relacionado com as formas mais graves da doença.