SINÔNIMO:
Receptores MNDA
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
Soro
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo Gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
1,0 mL.
MÉTODO:
IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Jejum não necessário
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por 7 dias refrigerada de 2°C a 8°C ou por até 30 dias congelada.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia e amostras com hemólise grau I.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
INTERPRETAÇÃO
Os anticorpos antineuronais foram descritos em pacientes com Lúpus eritematoso sistêmico. Alguns anticorpos antineuronais podem ser gerados a partir de antígenos neuronais liberados no tecido cerebral. Normalmente a barreira hematoencefálica previne o contato direto dos anticorpos antineuronais com o tecido cortical, mas esta barreira pode ser lesada nos locais de microinfartos, permitindo o influxo dos anticorpos séricos. Um mecanismo adicional seria a facilitação do transporte de imunoglobulinas séricas para o líquor devido à presença de isquemia, sem infarto, e dos níveis aumentados de serotonina dos trombos plaquetários.
Este exame é indicado para auxiliar a avaliação de encefalopatia de início súbito de causa não infecciosa ou metabólica, com uma ou mais das seguintes manifestações: estados de confusão mental, psicose, delírio, perda de memória, alucinações, distúrbios do movimento, convulsões e hipoventilação. A Encefalite anti-NMDA é uma forma altamente letal, mas tratável de encefalite auto-imune. É encontrada mais frequentemente em mulheres jovens e associada a teratoma ovariano. O diagnóstico é raro e deve ser considerado em mulheres jovens com quadro clínico de encefalite de início rápido sem outra causa aparente (principalmente quando encefalite por herpes é descartada).