Laboratório Citocenter

Exames

ANTI-TIROQUINASE MUSCULO ESPECIFICA

SINÔNIMO
Musk, Anticorpo Anti Receptor de Musculo especifico da Tireoquinase, Anti Musk, Miastenia Gravis, Anticorpos Anti-MusK, Anticorpos, Anti Tirosina Quinase Musculo Especifica, Quinase muscular especifica, anticorpos, ANTICORPOS TIROQUINASE MÚSCULO ESPECIFICA – MUSK
 

TIPOS DE AMOSTRA
Soro
 
TUBO(S) DE COLETA
Soro: Tubo seco ou tubo Gel separador
 
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
 

REALIZAÇÃO
Exame realizado no laboratório de apoio
 
VOLUME MÍNIMO
2,0 mL.
 
MÉTODO
IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA EM CÉLULAS HEP-2 TRANSFECTADAS
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: Mínimo 4 horas para todas as idades.
 

INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar a coleta utilizando tubo gel separador, e imediatamente após a coleta, homogeinizar o tubo e mantê-lo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente de no mínimo 30 minutos, para evitar hemólise. Após esse período, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente no refrigerador de 2 a 8º até o envio da amostra para o setor técnico.
 
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
 
ESTABILIDADE
Soro : 2 a 8ºC por 7 dias.
 
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
 
INTERPRETAÇÃO
O auto-anticorpo contra a tirosina quinase músculo-específica (anti-MusK) é útil na avaliação de pacientes em que há suspeita de miastenia gravis (MG) imunologicamente mediada. Esta condição é decorrente da presença de anticorpos que interferem com a função da junção neuromuscular, levando a uma redução de sua eficiência e por consequência à fraqueza muscular. Esta última costuma ser mais intensa ao final do dia e melhora com o repouso. Aproximadamente 85% dos pacientes com MG têm anticorpos ligadores do receptor de acetilcolina; entre os que não têm este anticorpo, cerca de 50% tem positividade para o anti-MusK.
Nesta forma de apresentação da MG é mais frequente o comprometimento bulbar e a ocorrência de crises respiratórias. Assim, este exame auxilia na confirmação do diagnóstico de MG, especialmente nos casos em que a pesquisa dos anticorpos ligadores do receptor de acetilconina mostrou-se negativa. Ademais, o anticorpo anti-MuSK sinaliza um subtipo clínico específico de MG com potencial de maior gravidade clínica.

Sinonímia

TIROQUINASE MUSCULO ESPECIFICA ANTICORPOS

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

22 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 2 ml