SINÔNIMO
SSA-RO, SSB-LA, ENAS, EXTRACTABLE NUCLEAR ANTIGENS
TIPOS DE AMOSTRA
Soro
TUBO(S) DE COLETA
Soro: Tubo seco ou tubo Gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO
Exame realizado no laboratório de apoio
VOLUME MÍNIMO
2,0 mL.
MÉTODO
IMUNOENSAIO FLUORESCENTE
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: não obrigatório.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar a coleta utilizando tubo gel separador, e imediatamente após a coleta, homogeinizar o tubo e mantê-lo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente de no mínimo 30 minutos, para evitar hemólise. Após esse período, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente no refrigerador de 2 a 8º até o envio da amostra para o setor técnico.
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
ESTABILIDADE
Soro : 2 a 8ºC por 7 dias.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
INTERPRETAÇÃO
As doenças auto-imunes caracterizam-se pela reação do sistema imunológico contra antígenos do próprio organismo. Tanto a imunidade humoral, quanto a celular, estão envolvidas na patogênese das doenças auto-imunes. Dependendo do antígeno, a auto-agressão pode ocorrer de forma localizada em um órgão, como nas tireoidites, ou sistêmica, como no lúpus.
Os anticorpos circulantes observados nas doenças auto-imunes apresentam especificidade para alguns constituintes do citoplasma ou do núcleo das células. Diversos antígenos foram descritos nas doenças auto-imunes. Os mais frequentes são os antígenos nucleares, e, devido ao processo usado para purificá-los, são denominados antígenos nucleares extraíveis (ENA).
Os principais ENAs conhecidos são: SS-A⁄Ro e SS-B⁄La, presentes em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES) e síndrome de Sjögren; RNP, presente em LES, doença mista do tecido conjuntivo e esclerodermia sistêmica progressiva; Sm, também encontrado em pacientes com LES; Scl-70, presente na maioria dos casos de esclerodermia difusa e Jo-1 relacionado à dermatomiosite e polimiosite.