Laboratório Citocenter

Exames

ANTI-RI NEURONAL

PALAVRAS CHAVE
-Sindrome Neurológica Paraneoplásica
-Anticorpos Anti RI (Neuronal)
-Anti RI(ANNA2)
-Neuronal
 
ATENDIMENTO
-Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios.
 
CONDIÇÕES
-Soro.
 
VOLUME RECOMENDÁVEL
-Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha (amarela).
 
TEMPO DE JEJUM
-Jejum não obrigatório.
 
Comentários
As síndromes paraneoplásicas são um grupo de doenças raras e a manifestação mais comum é a neurológica, porém podem afetar também o sistema endócrino, pele, sangue e articulações. Acredita-se ser uma expressão do tumor, com produção de anticorpos anti-antígenos neurais de superfície ou de proteínas sinápticas (anticorpos onconeurais), no cérebro, na medula espinhal ou nos nervos periféricos.
Na maioria das vezes antecede o diagnostico do tumor. O tipos de tumor mais associado a estas síndromes é o tumor de pulmão tipo pequenas células (SCLC). Outros tipos de tumor que podem ser relacionados a síndrome paraneoplásica são o timoma, câncer de mama e de ovário, teratoma, doença de Hodgkin e tumor testicular.
Devido a diversidade de síndromes neurológicas paraneoplásicas (SNP), o Consenso Europeu sugere manter o foco na SNP clássica, que engloba a encefalite límbica, a degeneração cerebelar subaguda, a síndrome opisoclonus-mioclonus, as neuronopatias sensitivas subagudas, neuronopatias autonomicas subagudas, Síndrome da Hiperexcitabilidade do Nervo Periférico e Miastenia Gravis, Síndrome de Eaton-Lambert. O reconhecimento e diagnostico das síndromes paraneoplásicas são fundamentais, pois como pode preceder o diagnostico do tumor de base, permite um tratamento apropriado, pois essas síndromes são altamente incapacitantes.
Os critérios para diagnostico e tratamento das síndromes paraneoplasicas foram publicados em um Guideline pela European Federation of Neurological Societies (EFNS) em 2006. Anticorpos Onconeurais com tumores relacionados: Anti-Hu (ANNA-1) ? SCLC, neuroblastoma e tumor de próstata; Anti-Yo (PCA1 ; anti -células de Purkinje): Carcinoma de ovário, câncer de mama; Anti-Ri (ANNA2): Câncer de mama, SCLC e tumores ginecológicos. Anti-anfifisina: Câncer de mama , SCLC, câncer de ovário Anti-CV2⁄CRP5: SCLC e timoma; Anti-Ma2 (anti-Ta):Tumor testicular (homens 50 anos); câncer de pulmão e câncer de mama; Anti-MGT-30:Timoma; Anti-AGNA1 (Anticorpo anti nuclear glial):SCLC; Anti-Recoverina:SCLC, câncer de endométrio, timoma e câncer de próstata;
 
 
 

Sinonímia

AAHU2 ; ANTI-NEURONAL TIPO 2 ; ANTI-RI ; ANTI-RI NEURONAL ; ANTICORPOS ANTI-NUCLEO NEURONAL TIPO 2 ; ANTINEURONAL TIPO 2 ; NUCLEO NEURONAL, ANTICORPOS TIPO 2 ; RI

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

15 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 2 ml