SINÔNIMO
TSI, TBII, TSAB, LATS, TRAB; AI, TRAB, TSI; TBII; TSAB; LATS; TRAB; AIT, Anticorpo inibidor do TSH, TSH, Anticorpo anti receptor, Anti-receptor de TSH, Anticorpo estimulador da tireóide, ANTICORPO INIBIDOR DE TSH
ATENDIMENTO:
Informar medicamentos em uso ou usados recentemente, inclusive fórmulas para emagrecer (Triostat, Thevier).
Se mulher, informar se esta grávida ou se usa anticoncepcional.
Esse exame reporta tão somente a ligação do anticorpo ao receptor in vitro. Não informa sobre a atividade do anticorpo se estimulador ou de bloqueio para o receptor in vivo. Comporta-se como qualquer outro ensaio de TRAb.
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
Soro
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo com gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
0,40 ml.
MÉTODO:
QUIMIOLUMINESCÊNCIA
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
Até 7 dias refrigerado entre 2 e 8 ºC ou congelado a -20°C por até um ano.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Hemólise
Lipemia
Icterícia.
INTERPRETAÇÃO:
O TRAB é um anticorpo anti-receptor de TSH e a sua presença em concentrações significativas no soro indica doença autoimune em atividade (doença de Graves).
É útil no diagnóstico de hipertireoidismo e na avaliação de recidiva da doença de Graves, uma vez que seus níveis diminuem com o uso de drogas antitireoidianas. Assim, ausência de TRAB após tratamento para hipertireoidismo, diminui a tendência de recidiva da doença. Estes anticorpos podem estar presentes também, em alguns casos de
tireoidite de Hashimoto, tireoidite subaguda, tireoidite silenciosa, e em récem-nascidos de mães portadoras de doenças de Graves, devido a transferência feto-placentária destes anticorpos.