Laboratório Citocenter

Exames

ANTI-MUSCULO LISO

AMOSTRA
Soro. 2,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Não é necessário.
 

COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela. Centrifugar, separar o soro e congelar. Manter a amostra congelada até a realização do exame.
 

COMENTÁRIO
A hepatite autoimune (HAI) é uma doença hepática de etiologia desconhecida, caracterizada pela presença de autoanticorpos, níveis elevados de imunoglobulina G, e infiltrado hepático de células plasmáticas.
 
Embora não sejam marcadores específicos da doença, os autoanticorpos são utilizados para a classificação da HAI em dois tipos: o tipo 1, mais comum, que afeta predominantemente adultos, e está associado com a presença de anticorpos anticélula (FAN), anticorpos antimúsculo liso e anticorpos anti-F actina; e o tipo 2, que afeta indivíduos jovens e crianças, apresenta evolução mais agressiva, e está associado com a presença de anticorpos anti-LKM1 e LC-1.
 
Anticorpos antimúsculo liso em título 1:40 e 1:80, no teste de imunofluorescência indireta em substrato estômago⁄fígado⁄rim de rato, recebem 1 e 2 pontos, respectivamente, nos critérios simplificados para o diagnóstico da HAI, de 2008. Estão presentes em 70% dos pacientes com HAI, geralmente em associação com FAN, ou isoladamente em 30% dos pacientes. Títulos altos ( 1:80) são mais específicos para HAI, enquanto títulos baixos podem ser detectados em outras doenças inflamatórias hepáticas como hepatites virais e esteatose hepática não gordurosa. Os títulos de anticorpo antimúsculo liso tendem a decrescer ou negativar com terapia imunossupressora bem-sucedida, especialmente em crianças.

Sinonímia

AAMULI ; ANTI-MUSCULO LISO ; ANTICORPOS ANTI-MUSCULO LISO ; MUSCULO LISO ANTICORPOS

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

5 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 2 ml